Eleições nacionais 2014: votar em quem?

Nota Postado em Atualizado em

Editorial para Rede de Notícias da Amazônia – 06.01.2014

ELEIÇÕES NACIONAIS 2014, VOTAR EM QUEM?

Daqui a nove meses todos os brasileiros e brasileiras em idade eleitoral serão convocados às  eleições nacionais. Cada eleitor/a poderá depositar cinco votos na urna eletrônica no próximo  dia 05 de outubro, de presidente a deputado estadual, passando por governador, senador e deputado federal. Pessoas de 16 a 17 anos e de 65 a 100 anos poderão votar, os outros eleitores serão obrigados  a comparecer às urnas. Até aqui é a rotina da democracia eleitoral brasileira.

A questão séria para se refletir é: Como escolher candidatos ficha limpa? Em quem votar? Numa análise  de conjuntura de final do ano passado,  feita pelo site do Instituto Unisinos do  Rio Grande do Sul, surgiram algumas conclusões sobre os movimentos de rua ocorridos em junho de 2013 em quase todo o país. O analista diz que os movimentos nas ruas revelaram  “recusa pela representação política de partidos e de uma classe  política em geral, que se desmoralizaram”. Se os políticos hoje atuantes perderam o respeito das populações no sul sudeste e nordeste, na Amazônia não é diferente.

Como ainda votar em candidatos  que não revelam compromisso com seus eleitores e outros,  que apesar de fichas suja,  se apresentam com candidatos? Nos estados da Amazônia  por acaso, existem candidatos que deram prova em seu passado,  de honestidade, competência e dedicação aos interesses da maioria da população? Quais políticos com mandato e pre  candidatos às eleições de outubro próximo já se posicionaram claramente contra tantras hidroelétricas nos rios da Amazônia? Quantos são reais defensores dos direitos dos povos indígenas?  Quantos combatem o uso e abuso de agrotóxicos nas terras da região? Quais políticos da Amazônia lutam para acabar com alei  Kandir que prejudica todos os estados que exportam produtos primários e semi  elaborados?

Estes certamente são critérios de avaliação sobre os nomes que se apresentam como candidatos a deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente da República. Pelas reações  dos movimentos de rua de junho passado, na Amazônia será um grande desafio os e as eleitoras acharem cinco  candidatos aos cargos nacionais,  que mereçam seus votos por defenderem os interesses dos povos da Amazônia, como os indígenas, os quilombolas, os ribeirinhos, os sem casa e os  sem boa assistência à saúde.

Votar nas eleições é preciso, mas votar em  quem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.