Comunicação em rede é a força da aldeia global amazônica – 20.07.2015
Comunicação em rede é a força da aldeia global amazônica – 20.07.2015
Quando certa vez um especialista em sociologia da comunicação afirmou que o mundo está se tornando uma ilha, por causa das tecnologias e das redes de comunicação, talvez ele não imaginasse que essa ilha chegaria à Amazônia tão cedo. Isto porque a região tem sido desconhecida pela maior parte do mundo, inclusive dos povos da própria Amazônia. Para muitas pessoas e organizações, a região é um deserto de pessoas e povoada de florestas, rios, minérios, animais silvestres e malária. Não imaginam que aqui vivem cerca de 30 milhões de seres humanos, entre os quais 180 povos originários.
Hoje a Amazônia vai se tornando uma ilha pela existência de uma nova rede de comunicação, a Rede de Notícias da Amazônia (RNA). É uma associação de 13 emissoras de rádio de ondas médias e FMs, mais parcerias com várias rádios comunitárias, nos sete estados já conectados pela RN. Essa Rede leva informações e educação ambiental a cerca de 3 milhões de possíveis ouvintes. Com um noticiário de 30 minutos, de segunda a sexta feira e um programa de educação ambiental aos sábados, a RNA tem uma linha editorial assumida de dar prioridade às culturas dos povos tradicionais, apoio aos lutadores sociais e defesa da natureza.
A Rede de Notícias da Amazônia vem oferecendo informações objetivas desde 2008, através das emissoras sócias, que geram notícias de suas áreas e RNA edita e envia a todas às outras sócias. Esta rede já recebeu reconhecimento e prêmios pela qualidade de seus programas. Tem aliados e parceiros nacionais e internacionais que reconhecem a importância de uma rede genuinamente amazônica, com opções claras de alimentar os valores e identidade dos povos da grande região.
Mesmo com poucos recursos financeiros, com limitações das tecnologias da internet e as limitações de várias emissoras sócias, que ainda sentem dificuldade de acompanhar a dinâmica da produção diária de informações de relevância amazônica, a Rede de Notícias cumpre um papel fundamental de alimentar a identidade e os esforços de preservação das culturas dos povos tradicionais e a defesa da mãe terra. Assim, a RNA constrói a ilha Amazônica que por isso, aproxima os povos entre si pela comunicação de seus valores e suas lutas pela vida.