Análise da semana para Nossa Voz é Nossa Vida – 11.10.2015

Postado em Atualizado em

Várias pessoas tem me perguntado se a presidente Dilma vai ser deposta do cargo por impeachment. Minha opinião, baseada nas leituras que acompanho, é de que ela dificilmente será deposta por impeachment, mesmo que os parlamentares desejem muito isso, para acabar com a era Lula no poder. O líder de oposição, senador Aércio Neves, e o presidente da Câmara Eduardo Cunha estão sem moral para lidera tal ação. Mas a pressão sobre Dilma Russeff continua muito forte e seus aliados muito fracos e omissos e pode ser que ela renuncie ao cargo antes do fim. É possível.

Isso sobre a conjuntura nacional. Venhamos aqui para perto, no Tapajós… No final de semana estivemos na cidade de Aveiro. Participamos e um encontro com a equipe ecumênica de Justiça e Paz daquele município. Foi uma agradável surpresa encontrar uma experiência de trabalho pastoral ecumênica de justiça e paz. Estão unidas/os membros das igrejas cristãs Assembleia da Paz, da Paz, Católica e mais outras igrejas existentes na cidade. Que eu saiba é a primeira equipe ecumênica na Diocese de Santarém. Como foi comentado no encontro, os cristãos comprometidos podem orar e celebrar a vida  a seu modo, mas na realização das bem aventuranças propostas por Jesus, aí não tem sentido uma igreja ir para um lado e outra se omitindo diante da injustiça, dos conflitos sociais.

No encontro de ontem na cidade de Aveiro, várias situações que vivem as populações da cidade e das comunidades rurais e que necessitam que os cristãos encarem na luz da palavra de Jesus nos evangelhos. A situação político administrativa de Aveiro é lastimável, como aliás em vários outros municípios da região. Na avaliação da equipe ecumênica de justiça e paz, o município historicamente tem sofrido por falta  de gestores comprometidos com o bem estar social e econômico de seus munícipes. Nestes dias os servidores públicos municipais estão para entrar em nova greve por atraso de salários, que tem sido constante. Os mais prejudicados são os estudantes, porém a culpa não é dos educadores mas do prefeito que recebe recurso normalmente do FUNDEB e atrasa pagamento dos funcionários. Outro grave problema que afeta cerca de 5 mil moradores da cidade é a falta de água potável para consumo. Estão usando água direta do rio Tapajós, sem tratamento quando se sabe que as águas do rio estão contaminadas de mercúrio e lama dos garimpos. O escândalo desta situação é que  lá está uma placa anunciando recurso federal para ser construído um sistema de água limpa com poço. Há mais de sei meses está a placa mas nenhum serviço foi iniciado e o povo não sabe ode está o dinheiro liberado do Ministério da saúde.

Durante  o encontro com a equipe ecumênica de Justiça e Paz foi apresentado um projeto de ações em busca da justiça no município. Três compromissos são prioritários para a equipe: trabalhar a formação contínua dos membros  e de seus grupos de influência; continuar o combate `corrupção na política e lutar na defesa e promoção dos direitos humanos: civis, políticos, culturais e ambientais. Neste ponto os membros da equipe ecumênica de justiça e paz se comprometem a participar das campanhas em defesa do rio Tapajós junto com o Movimento Tapajós vivo de Santarém e com os parentes Munduruku do médio e do alto Tapajós.

Eis o motivo porque Aveiro foi escolhido como destaque da análise e da semana em nosso programa. Oxalá outros municípios e cidades da diocese sigam esse exemplo de ecumenismo. Assim deseja o Papa Francisco como tem agido mundo afora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.