Cristãos com Direito de decidir – o quê?

Postado em

Cristãos  com Direito de decidir – o quê?

No meio da semana passada fui convidado a participar de uma mesa redonda, onde era o único homem entre 40 mulheres. Isto aconteceu em Santarém. Organizou o seminário a ONG Católicas com direito a decidir. Eunice Sena, minha irmã é uma das articuladoras da ONG em Santarém, Esta ONG é internacional e tem extensão no Brasil. Quando cheguei à sala da reunião, com o pouco que conhecia da ONG me senti provocado, como cristão e padre para enfrentar a questão da liberdade de decisão sobre o corpo e  a sexualidade.

 

Basta ler o título da mesa redonda – Diálogos inter- religiosos no Brasil, combate ao fundamentalismo e promoção do Estado Laico. Éramos três na mesa (junto com Francy Junior, licenciada em história, ativista do movimento feminista de Manaus; também a Valéria Cristina Vilhena, paulista, teóloga e mestre em ciência da religião. Coordenadora da mesa era Yury Puello Orozco, colombiana da coordenação das Católicas pelo direito de decidir do Brasil), diante de 40 mulheres convidadas da região, maioria católica da associação de organizações de mulheres do Baixo Amazonas. Muitas minhas amigas e outras, conhecidas.

Como sou atrevido e não costumo fugir da raia, sentei à mesa e logo fui o primeiro a expor durante 15 minutos. Veja o roteiro abaixo que segui. Confesso que me preparei bem imaginando que seria bombardeado pelas católicas. Mas ao final da mesa redonda saí vivo, mesmo tendo passado por uns apertos, já que defendo a vida desde a concepção até a morte natural.  Partilho com você  a experiência.

 

Seminário sobre  Fundamentalismo religioso e direitos humanos

Santarém – 20.11.2015

Cristãos  com Direito de decidir – o quê? (um contraponto às Católicas com direito…)

  1. * Seguir o projeto de libertação de Jesus Cristo; Lucas 4, 16-21. Não me sinto fundamentalista, mas tendo seguir o fundamento da fá, que é o projeto de Jesus.
  2. * Aprender a ler os sinais do tempo: uma crise múltipla
    • Social – a desigualdade é uma chaga com muitas consequências
    • Ambiental – O planeta está sendo destruído pelas ambições capitalistas
    • Religiosa – há um supermercado de religiões e há procura para todas
    • Ética – o individualismo predomina sobre que é de todos.
  1. Vivemos uma mudança de época cuja crise múltipla é uma das consequências:

* A Igreja Católica que foi dominante durante séculos, hoje não é mais

* O Estado se tornou laico e plural

* Os valores antigos entraram em esvaziamento:

** Amor hoje se expressa  diferente “ agente se gosta, mas não sabemos se é amor”…

** Moral hoje é muito variada de igreja para igreja, de religião para religião

  1. Os fundamentalismos são hoje acentuados em todas as religiões e igrejas, creio por serem fruto da crise de valores, da lassidão dos meios de comunicação que banalizam o sexo. Isso gera reação das doutrinas que não sabem separa o joio do trigo;

* O Papa Francisco hoje manifesta uma maneira de vivenciar o projeto libertador de Jesus Cristo, mais pela misericórdia do que pela lei:

**Respeita os diferentes e dialoga com todos que encontra;

**Mantém convicções sobre o essencial do Evangelho

** É pastor mais do que Papa no sentido tradicional

  1. Há um tema sensível nos dias de hoje para todos nós, a defesa da vida. Para nós cristãos esa defesa da vida é desde a concepção até a morte natural.

* Quando se discute a questão do aborto  temos que buscar soluções para as causas de tanto estupro e gestação precoce – a banalização da sexualidade. O estupro é um crime e deixa sequelas dolorosas para as vítimas, mas em nossa linha de pensamento precisamos atacar as causas, ajudar as vítimas  a superar os traumas e não simplesmente encaminha para o aborto. Assim como a vítima não tem culpa a criança no seu ventre também não tem culpa e não pode ser castigada sendo extraída.

* Da forma como a televisão, as novelas, as revistas expõem a sexualidade tão estimulante e fácil, essas são as causadoras de tantos estupros e gestações precoces.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.