Para onde querem levar a nação

Postado em Atualizado em

Análise da semana para Nossa Voz é nossa vida – 20.03.2016

 

Talvez haja pessoas  que não percebem a que ponto chegou a crise político econômica de nosso país, mas a situação é muito grave. Mesmo que o tema da CF nos diga que com  a Casa Comum a Responsabilidade seja  de todos, infelizmente as ambições de poder e de ter de vários grupos, estão ameaçando a continuidade da nossa democracia. O que está acontecendo e oque pode ser uma das consequências?

Primeiro, temos uma presidenta perdida num labirinto que ela e seus aliados construíram: erro de administração pública, deixa faltar dinheiro para pagar direitos dos trabalhadores e até de atender aos que precisam do bolsa família e não estão cadastrados ainda. Mas paga fielmente os juros da dívida pública aos credores estrangeiros e bancos nacionais. Erro político ao se aliar com partidos e políticos sem moral e que se interessam apenas por seus lucros. Seu próprio partido perdeu vigor e anda desnorteado e o partido sócio, o PMDB age como lobo feroz pelo poder. Daí ela fica acuada, ameaçada de sair do cargo por impeachment.

Outro lado da crise é a forma como a tv Globo e demais colegas dela transmitem todo dia só notícias sobre acusações de supostos crimes de um só lado dos políticos e tendo como centro o ex presidente LULA. Mesmo que seja verdade que LULA tenha cometido algum crime, ele só poderia ser preso depois de transitado em julgado. Mas é só aparecer uma conversa de delator com uma suspeita de algo errado que ele tenha cometido, logo a tv GLOBO e demais colegas publicam como se tivesse sido comprovado. E mais, o juiz Sérgio Moro age com poder de um semi deus. Ameaça de prendê-lo se recusar ser interrogado. Até um avião estava preparado no aeroporto de São Paulo, para onde exigiu que ele fosse levado para ser interrogado pela Polícia federal. Como Lula não criou problema apesar de local estranho para interrogatório, desmoralizou o Juiz Moro e a Polícia Federal. Duas entidades ligadas à Defensoria Pública da União manifestaram preocupação com o risco que algumas práticas recentes no Judiciário brasileiro podem representar para as garantias individuais dos cidadãos.

 

Ao mesmo tempo algumas graves acusações saem uma vez ou outra sobre o ex candidato derrotado nas últimas eleições Aércio Neves, e sobre o governador de São Paulo, também sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha e até sobre o vice Michel Temer, mas a tv GLOBO e colegas não dão a mesma importância. Nem o Juiz Moro leva adiante. Então fica claro que está havendo uma perseguição contra o ex presidente LULA.

Por que esse medo do LULA?  Tudo indica que os ricos e os políticos submissos e beneficiados pelas propinas de campanhas eleitorais, se apavoram com a possibilidade de Lula voltar a ser presidente em 2018. Temem que ele continue a ampliar bolsa família, o Minha Casa minha Vida, melhore o salário mínimo. Temem que ele corrija seus erros dos dois mandatos anteriores e faça uma séria reforma agrária, demarque dezenas de terras indígenas ainda não demarcadas e chegue a cobrar os impostos não pagos pelas grandes empresas, entre as quais a própria Rede GLOBO. Além disso,  se apavoram que ele se torne de fato o presidente da justiça social e que as riquezas do país sejam mais divididas e não só os bancos, os latifundiários e os empresários continuem a ganhar lucros fantásticos e os pobres a passar necessidade. Esse é o grande medo que faz com que esteja acontecendo essa perseguição descarada tanto dos políticos, quanto da Polícia Federal e do Juiz Moro.

Lula traiu as esperanças de muitos de nós nos anos em que ele foi presidente e não cumpriu seus compromissos com um outro  Brasil que sonhamos. Mas os ricos e poderosos não tem alguém para vencer o LULA em 2018.

Como Lula está desmentindo as acusações de seus inimigos, e os juízos se comportam como estando acima da própria lei, pode haver um confronto maior de poderes e não se imagina quais as consequências advirão. Mas coisa boa não se pode esperar dessa guerra de interesses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.