Motivaçõs para participação na Caravana Tapajós 2016

Postado em Atualizado em

Caravana 2016

em defesa da bacia do Tapajós e seus povos

Participe, Defenda o que é vida – Itaituba – 27 e 28 de agosto

 

  1. Se alguém invade sua casa, você cruza os braços ou defende sua propriedade? E quando um grupo invade a nossa casa comum (o meio ambiente), deixamos de lado conformados, ou defendemos nosso território?
  2. E quando é o próprio governo federal que quer invadir o nosso Rio Tapajós para fazer mais de sete hidroelétricas sem perguntar se o povo aceita, você se abaixa e permite?
  3. Pois fique atento/a, enquanto a presidente Dilma disse publicamente que não abre mão das hidroelétricas no Tapajós; nossos parentes Munduruku disseram que só se for por cima dos cadáveres deles. E nós, pescadores, seringueiros, trabalhadores rurais, moradores da cidade e do campo no Tapajós vamos permitir que o governo destrua nosso Tapajós com hidroelétricas?
  4. Você sabia que no plano do governo a primeira barragem em Pimental terá 36 metros de altura e 7.5 quilômetros de comprimento, fechando o rio Tapajós? Segundo eles isso vai gerar um imenso lago de 732 quilômetros quadrados rio acima. E o que vai acontecer desde Pimental até Santarém? Praias longas, margem direita do Tapajós seca em até um quilômetro o ano todo; Lago Verde de Alter do chão invadido pelas águas do amazonas; aumento de mosquitos e outras pragas; diminuição de peixes de piracema, aumento de metilmercúrio nas águas e peixes, etc.
  5. Então vamos reagir colegas, amigos e companheiras/os. Eles querem lucros, nós queremos vida. Eles querem impor na força, nós enfrentaremos com a força de nossa unidade em defesa de nosso território.
  6. Itaituba, moradores da RESEX Tapajós/Arapiuns, pescadores, ribeirinhos, Jacareacanga, Trairão, Belterra, Aveiro, Santarém; Munduruku e quilombolas, cristãos de todas as igrejas, nesta hora somos todos Tapajós, certo? Um por todos e todos por um, é questão de vida ou morte! Tapajós Vivo, nunca barragens neste rio!
  7. Nos dias 27 e 28 de agosto próximo teremos um grande encontro na cidade de Itaituba. É a Caravana 2016 em defesa da vida. E você não pode ficar de fora. Serão dois dias de informações, testemunhos, debates, oficinas e um documento nosso declarando que o Tapajós é nossa vida e não abriremos mão dele para hidroelétricas.

Sua presença lá será muito importante. Esclareça-se. Resista junto com a multidão!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.