Bispos brasileiros orientam sobre voto em outubro

Postado em Atualizado em

Análise da semana para Nossa Voz é nossa Vida – 17.04.2016

Hoje o país vive um momento decisivo, sem que os 145 milhões de eleitores tenham voz e voto para dizer se a presidente Dilma Roussef deve ou não continuar governando ou se deve deixar o governo. Tudo vai depender de 513 ditos representantes do povo na Câmara Federal. Até a meia noite de hoje a população saberá a decisão  deles lá em Brasília. Você se sente bem representado\a de fato pelos deputados paraenses¿ Vivemos um muito triste e sem esperança na administração pública nos próximos anos. Permaneça a presidente Dilma, ou saindo ela entre o sr. Michel Temer a maioria dos pobres, especialmente aqui na Amazônia,  não  se tem garantia de melhoria de qualidade de vida. Basta olhar as estradas inacabadas, o hospital materno infantil de Santarém inacabado,  o apoio que recebem os sojeiros, os exploradores de minérios e os projetos de barragens de Belo Monte e São Luiz do Tapajós.

Sobre a grave crise ética e moral dos políticos em Brasília e aqui na região, os bispos brasileiros reunidos até semana passada em Aparecida disseram algumas coisa nos alertando sobre as eleições do próximo mês de outubro. Por exemplo:

  • Neste ano de eleições municipais, a CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL dirige ao povo brasileiro uma mensagem de esperança, ânimo e coragem;
  • Os cristãos são chamados a dar razão de esperança neste tempo profundo de crise pelo qual passa o Brasil;
  • As eleições municiais tem uma atração e uma força próprias pela proximidade dos candidatos com os eleitores;
  • Para escolher e votar bem, é absolutamente necessário conhecer, além dos programas dos partidos, os candidatos e sua proposta de trabalho, sabendo distinguir claramente as funções para as quais se candidatam:
  • De prefeito de espera “conduta ética nas funções públicas, nos contratos assinados, nas relações com os demais agentes políticos e om os poderes econômicos”.
  • Dos vereadores se requer “uma ação correta de fiscalização e legislação, que não passe por uma simples presença de bancada de sustentação, ou de oposição ao executivo”.
  • É fundamental considerar o passado do candidato, sua conduta moral e ética, se já exerce um cargo público, conhece sua atuação na apresentação e  votação  de matérias e leis a favor do bem comum.  A LEI DA FICHA LIMPA há de ser neste caso, o instrumento iluminador do eleitor para barrar candidatos de ficha suja.
  • A compra e venda de votos e o uso da máquina administrativa nas campanhas, constitui crime eleitoral que atenta contra a honra do eleitor e contra a cidadania.
  • Na hora da escolha de candidato, tenha=se em conta seu compromisso com a vida, com a justiça, com a ética, com a transparência, com o fim da corrupção, além de sua conduta na comunidade de fé.

Estas são as orientações dos bispos brasileiros para nós eleitores e eleitoras nos municípios. Seguindo estas orientações, nós temos compromisso com a ética e a moral neste tempo antes das eleições, quando os pre candidatos começam a aparecer, ou ser anunciados. Não podemos deixar para a última hora, no dia da votação, para votar em fulano, ou sicrano. Nós eleitores podemos ser irresponsáveis se não levarmos a sério o cuidado na escolha de um prefeito e um vereador, ou vereadora.

Daí a pergunta para hoje e os próximos meses: Os atuais prefeitos e vereadores de seu município passam pela peneira das orientações dos bispos brasileiros?  e se não corresponderam nestes últimos quatro anos, você acha justo votar neles?

Muitas vezes nós eleitores somos acusados de termos os maus políticos nos cargos por votarmos se medir consequências. Neste ano somos chamados mais uma vez para escolher prefeito e vereadores honestos, competentes e comprometidos com a vida, com a justiça social e com o bem da sociedade municipal.  Assim esperam os bispos brasileiros, assim espera Deus. Em nossas mãos está o destino de nosso município nos próximos quatro anos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.