Análise da semana para o rádio santareno

Postado em

Análise da semana – nossa Voz é Nossa Vida – 10.07.2016

Esta análise da semana pretende ser positiva e realista para animar os espíritos amazônicos e cristãos. Afinal é difícil, mas importante nossa luta em defesa da vida e dos povos da Amazônia e da mãe natureza. Aliás já o mestre Jesus afirmou certa vez – que envia seus seguidores à sociedade como ovelhas ao meio de lobos.  Hoje como lá os lobos e carcarás estão vorazes e se devorando na política, nos negócios e nas invasões das cidades e florestas de nossa Amazônia. Acontece que somos dos grupos que acreditam que é possível se construir um outro mundo possível, onde prevaleça a solidariedade, a honestidade e o respeito pelos direitos dos outros.

Então, na semana que passou, um dos acontecimentos  positivos que merece uma análise foi um encontro da coordenação da Caravana 2016 em defesa dos povos e do rio Tapajós. Foi la na cidade de Itaituba, onde em agosto próximo vai acontecer a Caravana. Já é o segundo encontro de uma coordenação ampliada de 20 militantes de Itaituba, Santarém, Munduruku, e de outras comunidades tapajônicas. Como o evento tão importante deve juntar cerca de 800 a mil pessoas de várias partes da Amazônia, é preciso haver uma boa organização para: local de concentração, hospedagem, alimentação, logística de viagens, entre outras responsabilidades. O grupo da cidade responsável pela recepção e outras atividades; já o grupo de Santarém, se ocupa da logística de viagens de barcos e de onibus. Organização da metodologia do encontro de dois dias e meio, com exposições, debates, grupos de trabalho e encaminhamentos das conclusões. Além das mesas de temas centrais ligados á resistência aos projetos hidroelétricos, haverá várias atividades ditas auto gestionadas com sub temas ligado às questões da resistência. As inscrições dos participantes  e convites a assessores de exposições já devem ser feitas durante o mês de julho e até o dia 15 de agosto via internet pelo site Tapajós Vivo, ou diretamente na sede do GDA em Santarém e na sede do SINTEPP em Itaituba. São esperadas delegações de Jacareacanga, Trairão, Mato Grosso, Xingu,, uma grande delegação de parentes Munduruku do alto e do médio tapajós.

Um outro acontecimento que merece nossa análise foi um estudo de capacitação de lideranças populares. Isto aconteceu no centro Emaús em Santarém promovido pela FASE Pará. Participaram 50 militantes de vários municípios do Baixo Amazonas. O estudo de dois dias visava ampliar os conhecimentos e formas de enfrentamento sobre a democracia que temos hoje e a que queremos em nosso país e município. Isto porque quem se empenha e enfrentar lutas pelo bem comum e de seus e suas companheiras precisa compreender bem em que campo minado se está caminhando. Afinal estão como ovelhas no meio de lobos e carcarás. A democracia que temos é só uma mentira oficial, onde as populações pagam impostos, elegem políticos que depois ignoram seus eleitores.

Uma outra conjuntura atual que merece uma análise, é a proximidade das eleições municipais em nossa região e no país todo. Pelos políticos envolvidos em roubo do dinheiro público, propinas e outras maracutaias, não se pode mais cometer os mesmos erros de votar por votar, ou a troco de algum favor. Se um vereador passou  quatro anos ganhando um salário e ficando submisso aos interesses de prefeito, como  também prefeito que passou quatro nãos sem realizar um mandato honesto, competente e fiel ás necessidades da população, devem ser excluídos de nova eleição. Não se pode continuar errando, pois pagamos um preço caro e ficamos responsáveis por maus políticos se elegendo. Daí que é preciso desde agora cada eleitor/a observar as figuras que se apresentam em busca de voto. Quem mesmo merece seu voto? Deixar para a última hora é irresponsabilidade de eleitor/a. Mais grave é, que vota a troco de favor é tão corrupto quanto os deputados federais em Brasília hoje envolvidos no lava jato.

Essas análises podem nos ajudar a refletir bem, tomar consciência e assumir cidadania.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.