Plano interino que destrói vidas na Amazônia

Postado em Atualizado em

Editorial – RNA – 20.07.2016

O que será de uma família ribeirinha, lá em Barcelos, no Amazonas, ou em Coroatá no Maranhão, ou mesmo na cidade de Guajaramirim em Rondônia, se o plano perverso do governo interino de Michel Temer for executado?

Segundo esse plano dele e de seu ministro da fazenda Henrique Meireles, é preciso fazer cortes profundos  nos gastos do governo, pra levantar a economia. Isso implica entre outros cortes, o esvaziamento do Sistema Único de Saúde. O SUS já vem capengando há um tempo, pessoas necessitadas esperam até meses por um tratamento médico mais exigente. Porém o governo interino vem dando sinais de que o que importa agora é salvar a economia, equilibrar as contas públicas.

Mas em vez de cortar os ganhos dos ricos, decide empobrecer os mais pobres. Além de planejar cortar recursos da saúde, incluindo o SUS, agora se vê obrigado  a dispensar dois mil e quatrocentos médicos cubanos, do programa mais médicos. Isto porque o governo cubano tem compromisso sério com a justiça social e seus médicos são solidários com países onde os governos tem compromisso com a saúde dos pobres.

Então, como  Michel Temer  não liga para os pobres o governo cubano retira seus médicos ao final do contrato de três anos. Michel Temer anuncia que vai substituir por médicos brasileiros no programa mais médicos. Quais os médicos brasileiros que topam ir lá na Boca do Acre, ou em Cruzeiro do Sul, ganhando dez mil reais por mês trabalhando 8 horas por dia?

Por isso a pergunta inicial, o que será dos pobres brasileiros neste novo governo que se apossou do cargo com o impeachment de Dilma Rousseff? Tem jeito? Tem sim, se os e as eleitoras da Amazônia acordarem e começarem a mudar prefeitos e vereadores que nunca mostraram compromisso com os direitos e necessidades dos pobre s desta Amazônia e deste país. E acordados se unirem aos que estão pressionando para uma mudança mais profunda do sistema de democracia falsificada com políticos irresponsáveis decidindo a vida dos brasileiros. Uma outra democracia é possível, com cidadãos lutadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.