Esperar mesmo em noite de trevas

Postado em

Editorial RNA – 23.12.2016

 

É preciso esperar contra toda a desesperança atual. Afinal, estamos na ante véspera do aniversário daquele que viveu e morreu alimentando esperança a tantos humilhados, em momento sem esperança na Galileia. Hoje também a maioria das populações do Brasil e da Amazônia vive esse estado de desesperança.

 

O aniversário do próximo dia 25 chega muito oportuno para os que vivem nas trevas da PEC 55, a reforma da previdência e o desprezo das autoridades para com os estudantes e os pobres.

 

No tempo do aniversariante galileu havia o Herodes, Pilatos, o sumo sacerdote, os doutores da lei. Do outro lado, um povo esmagado pela opressão, sem vez e nem voz. Eram os impostos ao estrangeiro, impostos à religião, mulheres sem direitos de gente. Hoje aqui entre nós, uma Amazônia saqueada por grandes projetos minerários, hidroelétricas, oito mil quilômetros de floresta destruídos só neste ano.

 

Tudo isso sob as ordens de um novo Herodes Temer e seus doutores da lei, estas criadas para massacrar  os pobres e favorecer os ricos. Entre outros crimes ele acaba de cortar 740 mil  hectares da Floresta Nacional do Jamanxin no Pará, para abençoar 250 grileiros que invadiram a área.

 

Hoje, como no tempo de Jesus, é preciso se ter a fé e  compromisso com seu projeto de Reino, para se expulsar demônios, curar enfermos e anunciar boas notícias aos pobres humilhados pela ditadura. É preciso esperar contra toda desesperança imposta pelo capital. Só assim poderemos transportar as montanhas da PEC 55, da reforma da previdência e outras imposições de um governo manipulador e submisso aos ricos. Como essas montanhas são rígidas e se valem de falsas leis e repressão policial, temos que lutar sabendo que não será logo a vinda do novo céu e da nova terra. Esperar e lutar é preciso.

 

Daí que esta festa do Natal precisa ser um momento de alegria pelo aniversariante do dia, um momento de fé como grão de mostarda e uma esperança capaz de nos manter unidos, ativos, organizados, pois o caminho é longo e muito pedregoso. E Viva o jovem galileu, parabéns por mais um aniversário e nos ajude a expulsar demônios.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.