Os povos da pan amazônia se encontram e se aliam

Postado em

EDITORIAL RNA – 04.05.2017

O que foi o oitavo Forum Social Pan amazônico, na cidade de Tarapoto, Amazônia peruana?  Um momento forte de encontro multi étnico dos nove países que compõem a Amazônia. Camponeses, estudantes, militantes dezenas de organizações populares, representantes de vários povos indígenas. Em três dias e meio, mil e trezentas pessoas trocaram experiências de resistência à invasões de seus territórios por petroleiras, mineradoras, madeireiras, projetos hidroelétricos, entre outras agressões às vidas dos povos tradicionais da grande Amazônia.

Invariavelmente seus governos se submetem ao grande capital, permitindo a exploração de suas riquezas, sem melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. O que vai restando são rios poluídos, florestas derrubadas, barragens matando a vida da flora e fauna, além  do envenenamento da terra com agrotóxicos.

Nos dias do Forum os grupos de participantes puderam  partilhar seus sofrimentos, e estratégias de resistência. Uma das riquezas do encontro foi os diversos grupos se sentirem tão próximos uns dos outros, nas lutas e nas esperanças de que outro mundo é sim possível. Bolívia e Peru tão vizinhos da Amazônia brasileira e enfrentando semelhantes monstros como, os projetos hidroelétricos, a exploração de petróleo, e  a ausência de seus governantes para defendê-los. Despois de vários debates  e grupos de estudos dos temas, a plenária do Forum produziu uma carta documento que entre 25 propostas de ação coletiva afirmou que – “o oitavo Forum  se compromete a fortalecer a aliança, articulação e mobilização dos povos da Amazônia e andina. Este compromisso se baseia no respeito à natureza, ao território e à vida”.  E conclui afirmando o compromisso de resistência, levando seriamente em conta, o reconhecimento e respeito à nossa diversidade, convicções, inclusive nossas diferenças”.

Da Amazônia brasileira participaram delegações de Manaus, Porto Velo, Rio Branco do Acre, Santarém, Belém, Macapá e de outros municípios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.