Amazônia 56 trabalhadores rurais assassinados em 2017

Postado em

Editorial RNA 15.08.2017

A maior parte dos 56 assassinatos ocorridos com trabalhadores rurais e posseiros na Amazônia em 2017, foi causada por fazendeiros, grileiros e seus capangas. Nem os assassinos militares dos dez posseiros de Pau D’arco no Pará, foram punidos pela justiça. A ditadura Michel Temer e a justiça lenta e submissa permitem chacinas, invasões de terras quilombolas, indígenas e de posseiros, mantendo a impunidade dos mandantes e dos matadores de aluguel. O Estado do Pará é o mais atingido por essa impunidade, mas também atinge o Mato Grosso, Rondônia e o ACRE.

Tanto sangue de vítimas inocentes que clama ao céu e às autoridades, pesa sobre as consciências de grileiros, latifundiários, juízes e governantes.

Qual a diferença entre a ditadura da Venezuela e a do Brasil? Lá matam e morrem por causa do poder político. No Brasil a ditadura Michel Temer permite que assassinos e pistoleiros permaneçam impunes por causa da ambição de terras, minérios, agronegócio e lucro. Entre as duas ditaduras morrem pobres e inocentes que lutam por justiça. Ambos os governantes se julgam democratas, mas esmagam as leis da democracia. 56 assassinatos na Amazônia é onde reina a lei do mais forte e a omissão da justiça.

O ilegítimo presidente brasileiro só se mantém no cargo atendendo aos interesses dos empresários, assassinos dos pobres, latifundiários, mineradores e banqueiros. Tanto sangue derramado não lhes toca a consciência inescrupulosa. Nem mais causa espanto a tantos espectadores que ouvem essas notícias. Tornou-se coisa comum. Quem reage? Quem se levanta para defender tantas viúvas e órfãos que vão ficando pelas estradas da vida?

Na Venezuela parte do povo vai às ruas, enfrenta a violência e a morte, uns contra o ditador e outros em seu favor. Quem no Brasil está indo às ruas em defesa da justiça e punição de tantos assassinos de inocentes posseiros, indígenas e quilombolas? Por que tanta passividade? Por que tanta covardia da sociedade civil?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.