Do lado de lá sobem do lado de cá descem

Postado em

Editorial RNA – 31.10.2017

O Brasil vive uma anarquia institucional, sem precedentes na sua história. As consequências se manifestam nos estados, inclusive na Amazônia.

Um analista político nacional afirma que o maior legado (herança) de Michel Temer é a certeza da impunidade. De fato, senadores, deputados e o próprio Michel Temer, continuam livres e impunes. São acusados de vários crimes, como propinas, desvio de dinheiro público, falsidade ideológica, mas estão rindo de todos nós. Ao mesmo tempo se perdoam e festejam.

No andar de baixo, as crises, financeira, desemprego e insegurança, levam o povo a se indignar. Uns decidem avançar na vida pela ilegalidade, na certeza de que não serão punidos. Puro engano, a impunidade só existe para o andar de cima, ministros, juízes, e políticos. Mas a indignação e com ela a rebelião, vão surgindo pouco a pouco. É o que está acontecendo com o narco tráfico e a justiça feita com as próprias mãos. Polícia mata assaltante, que mata polícia e mata inocentes vítimas de balas perdidas.

Na cidade de Humaitá no Estado do Amazonas, Instituto Brasileiro de meio ambiente  e Instituto Chico Mendes de biodiversidade, decidem com as próprias mãos, incendiar balsas de garimpeiros e usam a lei. Estes decidem com as próprias mãos, incendiar prédios, carros e equipamentos dos dois órgãos. É a lei do olho por olho e dente por dente. Afirma o ICMBIO que extrair ouro do rio madeira por garimpeiros é contra a lei. Garimpeiros perguntam, por que também os roubos de deputados, senadores e do próprio presidente, não são punidos? por que o IBAMA vai destruir instrumentos de trabalho de simples garimpeiros e não reage contra tantas barragens e grandes empresas mineradoras na Amazônia?

Outros ainda, decidem assaltar Bancos, explodir caixas eletrônicos para roubar dinheiro. Certamente pensam que se os de cima roubam e fica por isso, eles também se sentem no direito de assaltar e levar o que podem. Também por que empresas estrangeiras como ALCOA, Mineração Rio do Norte e Mineração Taboca podem levar tantas riquezas minerais, inclusive ouro e não são punidas pelo IBAMA e ICMBIO?

São sinais da rebelião que aparecem pelo país anarquizado nas próprias instâncias de governo. Mas Michel Temer e seus hipócritas ministros, continuam agindo como se o Brasil fosse uma democracia de povo pacífico.  Aparecem na televisão, como se fossem homens sérios, preocupados com a situação dos brasileiros e como se apesar da crise econômica o povo seja humilde e ordeiro. Mas a anarquia geral do país, não fica pacífica como querem as elites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.