Semana cheia de trevas e luzes

Postado em

Análise da semana – 05.11.2017 Nossa Voz é Nossa Vida

Analisando em parte o que aconteceu na semana passada, podemos entender a situação e o que podemos fazer hoje para termos um futuro mais humano. Para isso, ao sermos informados precisamos agir e agir coletivamente com nossa associação de moradores, sindicato, comunidade cristã. Omitir-se é pecado, na linguagem moral dos cristãos.

Vale a pena dar importância a alguns fatos ocorridos, uns bem positivos, outros nem tanto. Comecemos com um aplauso e apoio aos movimentos populares organizados da vila de Alter do Chão. Eles e elas estão firmes, persistindo na defesa de seu território. A Câmara de Vereadores insiste em violentar a vila, criando uma lei do solo, que agredirá a atual urbanização de Alter do Chão. Para atender interesses de empresários e imobiliárias, pretendem os vereadores que sejam construídos prédios de três e mais andares na orla da vila. Isto é um absurdo que os movimentos organizados estão tentando impedir. Parabéns ao Conselho Comunitário, à comunidade Borari e demais lutadores pelo bem estar dos moradores locais. Assim se constrói democracia e defende direitos humanos e ambientais.

Outro fato importante da semana é a preparação dos sindicatos do Forum sindical e popular de Santarém, para a marcha popular no dia 10 sexta feira.  Como no dia 11 o governo ilegítimo de Michel Temer porá em vigor a deformação das leis trabalhistas, no dia 10 haverá uma greve geral no Brasil e também em Santarém. Nem só os sindicalistas serão duramente prejudicados, mas todas as famílias de trabalhadores. Por isso, todas estas famílias estão sendo convocadas a irem às ruas e defender seu povo. Por essa desgraçada lei, mais de 100 mudanças pra pior, sofrerão as leis trabalhistas atuais. Entre outros prejuízos, não haverá mais acordo salarial entre sindicato e patrão, mas estes negociarão diretamente com o trabalhador. Numa comparação, um acordo entre um ratinho e um gato, quem sairá ganhando? Outro prejuízo será sobre o direito a férias. O patrão poderá dividir as férias do trabalhador em até três partes do mês sem o trabalhador poder reclamar. O patrão também poderá querer que o trabalhador exerça sua profissão algumas horas por semana e só serão pagas as horas trabalhadas. Assim por diante serão os prejuízos do trabalhador.

Esta é a razão da convocação de todas as famílias de Santarém a irem às ruas manifestar inconformismo com a ditadura Temer. Também será importante em outras cidades, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Alenquer, Curuá e demais cidades da região manifestar repúdio a tais agressões aos trabalhadores.

Um outro fato que precisamos analisar e reagir. O prefeito de Santarém acaba de emitir um decreto, autorizando a empresa SISA Buriti continuar seu ilegal empreendimento imobiliário ali naquele desmatamento agressivo na avenida Fernando Guilhon. Dois anos atrás, o IBAMA embargou aquilo e puniu a SISA a pagar um milhão de reais de multa e a reflorestar toda a área com plantas nativas. Segundo um advogado esclarecido, só um juiz federal pode desfazer o embargo. A pergunta agora é: como o prefeito emite um decreto autorizando a utilização da área pelo empreendedor embargado por um órgão federal? O que houve? O juiz federal recolheu a multa e fez o desembargo? O IBAMA desfez sua decisão anterior sem justificativa? Ou o prefeito simplesmente ignorou o embargo do IBAMA?

Ao mesmo tempo, causa indignação porque o mesmo prefeito não se preocupa com mais de mil famílias que estão na ocupação vizinha aos desmatamento da SISA. Por que a prefeitura não toma as dores dos sem teto, decreta desapropriação da área alegada por um dito proprietário, que nunca fez uso da hoje ocupação? Por que firme decisão em favor de uma empresa e olhos fechados para mais de mil famílias de sem teto? E nós outros que temos nossa moradia, não temos nada a ver com aquilo?  Assim está nosso país e nossa cidade…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.