Com ele entre nós reforça a esperança

Postado em Atualizado em

Editorial RNA – 02.01.2018

Quase  todos os votos de ano novo expressam desejo de dias melhores. Pedem saúde, alegria e até compromisso com outro mundo possível. Desejos são desejos, mas a realidade da Amazônia não parece tão promissora. A disputa pelo território amazônico está muito desigual. O extrativismo predador, apoiado e financiado por um governo ilegítimo, está avançando impiedosamente, tratando os povos tradicionais como apenas obstáculos descartáveis.

Mesmo assim, algo de bom dá sinal de acontecer. Dentro de mais três semanas a Pan Amazônia estará recebendo a presença de um grande companheiro. Papa Francisco está chegando na cidade Maldonado, Peru bem vizinho de Cruzeiro do Sul no ACRE.

Nada mais promissor e abençoado do que esta visita do Papa Francisco à Amazônia. Ele é diferente de papas anteriores, pela sua ousadia e fidelidade ao compromisso com o projeto de Jesus Cristo. Não vem à Amazônia apenas para orar e celebrar missa. Vem também trazer a palavra profética em defesa da mãe natureza e dos direitos dos povos tradicionais da região.

Já a chegada dele em Maldonado será um grande apoio às lutas dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, povos das periferias das cidades e vilas, além de grande apoio aos movimentos populares que lutam em defesa da vida na região. Porém o milagre maior será se Papa Francisco decidir esticar sua visita à região do rio Tapajós. Afinal ele foi convidado pela Rede Eclesial Pan Amazônia, REPAM e pessoalmente pelo bispo da Prelazia de Itaituba.. Uma visita dele, mesmo que por uma hora apenas será um grade reforço para nossa luta contra as 43 hidroelétricas projetadas  para a bacia do rio Tapajós. Sua palavra tem força planetária e para nós será um reforço extraordinário.

A vinda do Papa Francisco à Amazônia é a grande notícia do ano, se ele vier ao Tapajós será uma apoteose em nossa luta. Virá ou não? Deus sabe, e nós podemos solicitar a Deus esse milagre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.