Pan Amazônia capital dos cristãos por alguns dias

Postado em Atualizado em

Editorial – RNA – 16.01.2018

Hoje e até o final desta semana Amazônia e seus povos tem motivo para muita alegria e tomada de atitude em defesa da vida. O Papa Francisco estará  nestes dias bem dentro da Pan Amazônia, na cidade de Maldonado, Peru, bem vizinha do Estado do Acre. Sim, Papa Francisco não dorme de touca  lá no Vaticano. Aos 81 anos de idade anda pelo mundo acopanhando seu rebanho.

Que importância tem essa viagem de Francisco à Pan Amazônia nesta época? Ele não vem fazer turismo, nem apenas presidir santa missa. Ele vem dar força aos que  lutam em defesa da vida, aos ribeirinhos, os indígenas e aos moradores das periferias das cidades, hoje invadidas pelo agro negócio, pelas mineradoras e pelos vilentos projetos hidroelétricos.

Esta viagem de Francisco à Amazônia é também um grito de censura e alerta aos governantes, políticos, aos empresários e fazendeiros. Papa Francisco é a voz profética que clama por justiça para com os povos indígenas, com os pobres instrumentalizados pelos que buscam lucros a qualquer custo. Mas também sua viagem à Amazônia nestes dias, é um alerta para todos os cristãos e pessoas honesta e boa vontade. Não se pode calar e aceitar passivamente as imposições das várias ditaduras do lucro.

No caso específico do Brasil e nossa Amazônia, é preciso indignar-se e resistir. Um exemplo, cada semana sobem os preços dos combustíveis de maneira mais absurda e mentirosa. Então, uma forma de resistência é cada comprador de gasolina, ou diesel, exigir o cupon eletrônico do posto, antes de pagar  o pedido. Sabe-se que de cada litro de combustível no tanque, 25 por cento é imposto ao governo. Obrigado a extrair o cupon eletrônico forçará o dono do posto a desmentir o governo e forçará a Petrobrás a baixar o preço dos combustíveis.

Cuidar da floresta, defender os povos tradicionais inclui combater as mentiras e falta de ética  do sistema explorador. A viagem do papa Francisco à Amazônia, deve provocar alegria e de alerta a todos  os amazônidas. Bem vindo santo padre  profeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.