Emendas parlamentares que destroem eleitores frutos de quê?

Postado em

Análise da semana – Nossa Voz é Nossa Vida – 18.02.2018

De acordo com o anúncio da Boa Nova de Jesus, o Reino de Deus se revela quando pessoas se preocupam com o bem dos outros e com o bem comum de todos. Ele mesmo revelava o Reino curando um enfermo, expulsando demônios, tratando com carinho crianças e mulheres, os mais excluídos da sociedade.  Assim foi e assim é pra ser o compromisso de todo cristão.

Olhando os acontecimentos recentes aqui na região, não podemos ficar indiferentes, ou ingênuos diante de certas situações que atingem as vidas de muitas pessoas. Dois fatos hoje merecem nossa reflexão e tomada de atitudes. Um, o prefeito de Santarém fez um anúncio alegre outro dia, dizendo que está com 100 milhões de reais à disposição para realizar obras e melhorias no município. Se não explicou bem de onde recebeu tanto recurso, se sabe que foi fruto das emendas parlamentares dos deputados federais paraenses. Não esclareceu porém, que essas emendas parlamentares  foram fruto de prostituição dos deputados e senadores. Eles trocaram essas emendas por votos para Michel Temer destruir as leis trabalhistas e a lei da previdência social. Isto é, os 100 milhões de reais chegaram às mãos do prefeito, à custa dos prejuízos permanentes dos trabalhadores de Santarém, Belterra, Mojuí, Alenquer e todo o país.

Basta conferir os outdoors nas ruas da cidade, anunciando verbas que fulano  e beltrano trouxeram para orla, asfaltamento de ruas e outros pirulitos. Algumas questões ficam para nós entendermos: vale a pena arrumar orla da cidade, construir obras a troco de arruinar as leis trabalhistas e prejudicar as aposentadorias dos trabalhadores? E um político que faz uma jogada dessas ainda merece nosso voto? Meu voto eles não pegam nem pra presidente de time de futebol. Se Jesus Cristo fosse hoje  um morador daqui da região ele votaria em político que troca seu voto para prejudicar a maioria dos brasileiros?

Outro fato que merece nossa reflexão. Há poucas semanas houve uma disputa séria sobre nosso território santareno. Foi durante a atualização do  Plano diretor do município. De início o processo foi até mais ou menos democrático conforme a lei. O secretário de planejamento e sua  equipe  promoveram vários encontros com distritos e grandes áreas da cidade para escutar a população. Ao final, houve duas assembleias para construir o novo plano com as propostas das bases. Ali houve uma grande disputa pela lei do uso do solo municipal.  O confronto foi entre empresários e organizações populares. Posto em votação ficou decidido e respeitado pela equipe da prefeitura, que o solo urbano tem finalidade primeira garantir as vidas dos moradores e não para construção de portos e granes prédios em área urbana.

Acontece que pela lei, o novo plano diretor aprovado democraticamente, deve passar pela sanção da Câmara de Vereadores. Tal decisão deve acontecer nos próximos dias. No entanto, surgem informações de que vários vereadores pretendem cortar algumas decisões já aprovadas pelo coletivo social, para satisfazer seus interesses e dos empresários. Querem violara os direitos democráticos, especialmente permitindo a construção de vários portos dentro da Área de Proteção Ambiental da boca do Maicá e também permitir a construção de prédios de vários andares em Alter do Chão, Carapanari, Ponta de Pedras e na orla da cidade de Santarém. Para eles o que importa é o progresso e não o bem viver dos moradores do município.

Alguns desses vereadores certamente vão querer ser deputados estaduais, ou federais. Daqui a poucos meses eles irão procurar seu voto.  Diante desses comportamentos autoritários, que hoje não respeitam os interesses dos moradores, qual deve ser a resposta de um cidadão e cidadã, responsável? Qual deve ser a resposta de um eleitor/a cristão? Se Jesus fosse um eleitor desta região, votaria num candidato que só respeita eleitores na busca do voto e depois cospe neles? Reflita sobre isso e tome sua decisão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.