Quem fala da Amazônia de dentro dela e para ela?

Postado em

Editorial  – RNA  – 04.04. 2018

Quem olha e quem fala sobre a Amazônia hoje? Observe os canais de televisão e emissoras de rádio, como falam, sobre o que falam. Na maior parte são os de fora e quando os canais de dentro falam, falam com os interesses da cobiça de fora. O Sul e sudeste desconhecem até quantas pessoas vivem na região. Os empresários nacionais e internacionais só conhecem as riquezas e comodities importantes para alimentar o mercado. Sabem onde tem e como saquear os minérios, as madeiras, as águas e as florestas para transformar em fazendas. Falam de fora para dentro, pensado em extarir  tudo o que interessa ao mercado. A Amazônia se tornou um almoxarifado do mercado nacional e internacional.

Quem fala sobre a Amazônia dentro, para dentro e para fora? Poucos, bem poucos conseguem expressar o que é a Amazônia, para seus povos nativos, para o equilíbrio climático e para a vida no planeta.Poucos olham a Amazônia como sujeito de direitos a serem respeitados. Basta observar como a empresa VALE destroi Carajás, como a Hidro Alunorte despeja veneno da lavagem de bauxita no rio de  Barcarena, como as dragas despejam mercúrio e lama nos rios tapajós e madeira, como a monocultura de soja despeja milhões de litros de agrotóxicos  nos igarapés, rios e terras deflorestadas. Assim por diante.

Poucos cientistas denunciam esses crimes, poucos jornalistas da própria região expõem esses saques criminosos em seus jornais e emissoras. Poucos e bem poucos são os que conseguem falar sobre a Amazõnia a partir de dentro, em defesa dela e de seus povos. Entre esses poucos está a Rede de Notícias da Amazônia, uma rede com 19 emissoras sócias nos sete estados já interligados pelas ondas radiofônicas.

Se este é o quadro lamentável de quem fala em defesa dos povos e da natureza amazônica, cresce a responsabilidade dos produtores de notícias e de seus diretores das emissoras sócias. Quem pode salvar a Amazônia são seus habitantes e a Rede de Notícias como fonte de informação séria e comprometida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.