Brasil sem educação fica sem futuro. Assim quer a ditadura atual

Postado em

Editorial – RNA  – 12.04.2019

O nível de educação de um povo revela a capacidade criativa que pode desenvolver sua juventude. O nível de educação também mede o grau de desenvolvimento humano de um povo, o IDH.

Assim sendo, o Brasil está descendo ladeira a abaixo no índice IDH, devido o rebaixamento do compromisso do governo federal. Imagine como ficam e como ficarão a infância e a juventude dos nove estados da Amazônia na questão de educação. Se já é precário os ensinos fundamental e médio, essa tal reforma do governo, os levarão ao cúmulo do desrespeito a essas categorias de vida, que não pediram para nascer mas tem direitos absolutos em serem educadas.

A ditadura fantoche de Michel Temer acaba de reduzir o compromisso estatal com a   educação no país. O Ministério da Educação, depois de admitir que a educação é fundamental para o desenvolvimento intelectual e moral das novas gerações, deforma a Leis de Diretrizes de Base e retira várias matérias importantes. Sai do currículo fundamental e médio matérias como sociologia, artes, música, filosofia e cultura afro-brasileira.

Além disso, e tão grave quanto, a ditadura Michel Temer não mais assume responsabilidade com ensino gratuito no fundamental e médio. Corta financiamento de creches e apenas os filhos de juízes e magistrados terão garantia de financiamento gratuito para estudos até os 24 anos de idade.

Conclusão desse desprezo do governo pela educação, pobre não mais poderá chegar a um curso superior, por não ter dinheiro para pagar escola de ensino médio. A desigualdade social vai aumentar muito mais do que já hoje quando 60 milhões de brasileiros dependem da miséria do bolsa família. Como ficarão as crianças e adolescentes de Parintins, Cruzeiro do Sul, Monte Alegre e centenas de cidades amazônicas? E será que cidadãos da região irão continuar a eleger deputados e senadores em outubro, eles que aprovaram a deformação das leis de diretrizes de base? Eis a questão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.