Quem luta pelo direito à vida morre sem dó

Postado em

Entrevista para Rádio RioMar de Manaus – 16.04.2018

Aumenta o número de assassinatos de líderes de organizações populares na Amazônia.  A Comissão Pastoral da Terra publicou hoje a estatística macabra: em 2017 houve 70 assassinatos de lideres populares no Brasil por motivos de conflitos entre o capital e os direitos dos pobres.

A ditadura Michel Temer e seus aliados deixa livre o campo para perseguição a quem se discorda e resiste à imposição dos interesses do agronegócio, mineradoras. No Estado do Amazonas já antes deste ano. Maria das Dores Priante, líder da comunidade Portelinha foi sequestrada, torturada e assassinada.

No Estado do Pará no final no dia 22 de dezembro do ano passado foi assassinado Fernando Pereira, liderança da associação dos caboclos, indígenas e quilombolas de Barcarena; no último dia  12 de março foi assassinado Paulo Sérgio Almeida também líder da associação. Ambos denunciavam os crimes  ambientais da mineradora Hidro Alunorte e conflitos fundiários na região. Até agora nenhuma pessoa foi presa por aqueles crimes. Já anteontem, sábado foi assassinado no município de ACARÁ, no Pará, Nizaldo dos Santos Brito, ex presidente da associação de moradores e agricultores remanescentes quilombolas do Alto Acará. Em defesa de seus companheiros denunciava crimes ambientais pela empresa Biopalma da Amazônia, subsidiária da VALE.

Para completar essa triste situação de nossa Amazônia, padre Amaro continua no presídio em Altamira. Equipes de advogados apresentaram defesa do padre, mostrando que as acusações eram montadas pela polícia se baseando apenas em orientações de fazendeiros e grileiros da região onde o padre Amaro é pároco, membro da comissão pastoral da terra. Mesmo com vários argumentos jurídicos mas dois juízes negaram a libertação do padre do presídio. Entidades de direitos humanos nacionais e internacionais já se manifestaram pela libertação do padre Amaro, porém a justiça de Altamira continua obstinada em se basear em argumentos falsos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.