Dia da mãe também merece reflexão

Postado em

Análise da semana  – Nossa Voz é Nossa Vida  – 13.05.2018

Vamos refletir a importância de acontecimentos da semana que passou. Mas antes, quero partilhar a alegria do dia das nossas mães. Na pessoa de minha mãe quero prestar uma sincera homenagem a todas as mães e pedir sua bênção. Dona Glória Moura Sena está no céu já há13 anos. Como sei disso? Afinal, uma mulher que desde criança aprendeu a ser seguidora de Jesus de Nazaré, gerou 14 filhos de um seringueiro pobre de Belterra. Como ela conseguiu isso, se não tinha empregada, quase todo ano vinha um filho ou filha, cuidar da casa, lavar roupa, dar de mamar, fazer bolo para os filhos venderem e completar o minguado salário do esposo e tinha tempo de ser do apostolado da oração, ir à igreja todo santo domingo e ainda atender os vizinhos necessitados, certamente essa mulher está hoje no céu. Como ela, certamente todas as mães que souberam seguir o caminho de Jesus, estão lá e as que ainda estão por aqui, podem seguir esse caminho. Parabéns senhoras mães, não aceitem presente trazidos do comércio. Será que  os filhos ainda pedem sua bênção todo dia?

Muito bem, seguimos a refletir sobre dois acontecimentos da semana que passou. Ontem pela manhã a liderança da Pastoral da comunicação da diocese convidou várias pessoas interessadas em questões de comunicação para refletir e buscar caminhos novos para  a Rádio Rural e TV Encontro, ambas vivendo uma crise muito séria. A Questão levantada pelo bispo era: Que tipo de rádio e TV Jesus quer hoje? A resposta era clara, basta ver como Jesus se comunicava na região onde ele fez sua missão? Com que tipo de gente ele se chega, o que dizia, o que fazia?  E quando ele chegava às autoridades políticas e religiosas, o que ele dizia? Com Herodes, Pilatos, doutores da lei? Certamente assim ele deseja que seja hoje a Rádio Rural.

Por vários motivos, os presentes reconheceram que  a emissora da Igreja Católica estão enfrentando uma crise muito séria e desse jeito tem dificuldade de fazer comunicação do jeito que Jesus quer. Para que nossa RR volte a ser o que deve, é necessário arregaçarem as mangas tanto os padres, o bispo, os e as leigas das áreas pastorais, Cursilhistas, membros da Renovação carismática, Pastoral da Juventude, membros das CEBs. Também precisam entra na campanha os que não sendo católicos mas dão importância à RR. Com tal conclusão o grupo dos presentes marcaram para o dia 31 de maio mais um encontro onde deverão definir um plano de ação para salvar tanto a RR como a TV Encontro. Assim surge esperança.

Outro acontecimento digno de nossa reflexão aconteceu ontem à noite lá na comunidade Santa Cruz, vizinha de Aramanaí. Era a festa da padroeira, Nossa Senhora de Fátima. Com representantes da s comunidades do distrito pastoral (Pindobal, Irussanga, Porto Novo, cajutuba, Aramanaí, São Domingos), os cristãos devotos fizeram uma simples procissão coma imagem da Senhora e em seguida a santa missa à luz de vela, porque a CELPA apagou as luzes desde a manhã. Na proclamação do Evangelho Jesus se despede dos seguidores antes de subir ao céu e lhes garante que tendo o Espírito Santo seriam capazes de expulsar demônios e curar doentes. O pregador então indagou, quais os demônios que hoje  prejudicam os moradores de Santa Cruz, o rio Tapajós e a vizinhança? Depois de pensar um pouco um foi dizendo: os projetos hidroelétricos, as geleiras que diziam nossos cardumes de peixes, o uso intenso de veneno aqui no planalto para plantio de soja, os madeireiros, entre outros demônios. E como podemos expulsar esses demônios foi a pergunta. Temos o Espírito Santo desde nosso batismo, agora precisamos de instrumentos adequados para enfrentar. Ficou então decidido que no próximo encontro de comunidades a ser combinado pelas lideranças ainda em junho, vão tirar um dia para juntos aprenderem a usar uma ferramenta para expulsar demônios e curar enfermos.  Terminada a santa missa foram continuar o arraial à luz de vela por culpa da Rede Celpa. Gostou dos sinais de esperança da semana? Houve outros por aí a fora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.