SEIS DE CADA 10 ELEITORES ESTÃO INDECISOS, OU NÃO QUEREM VOTAR/e DAÍ?

Postado em

Análise da semana  – Nossa Voz é Nossa Vida  – 01.07.2018

Atravessamos o meio do ano, chegando ao início do segundo semestre. Dentro de 95 dias todos nós possuidores de títulos de eleitores deveremos estar diante da urna para depositar cinco votos, de presidente a deputado estadual, passando por senador, deputado federal e governador. Como está sua consciência de eleitor? É tempo para observar, analisar as vidas públicas de centenas de candidatos que se apresentam buscando seu voto.

Uma recente pesquisa do IBOPE constatou que 6 em cada 10 eleitores estão indecisos, ou não querem votar em outubro. Nosso dilema é como votar e em quem votar. Está provado que votar em branco ou votar nulo é contribuir para os mais  malandros serem eleitos. Portanto, mesmo sendo obrigados, precisamos usar a consciência e responsabilidade.. De minha parte já sei em quem não votar de jeito nenhum. Não votarei nos 14  deputados federais do Pará que apoiaram o Michel Temer para prejudicar os trabalhadores com a destruição das leis trabalhistas e a modificação da Previd6encia social. Entre esses se inclui dois senadores paraenses que Não terão meu voto. Mas não só. Candidatos de partidos que apoiam Michel Temer, e os que até hoje nunca denunciaram os projetos de portos graneleiros em Miritituba e Maicá, esses também não terão meus votos. Votar neles é apoiar os desmandos que acontecem hoje no país e no nosso Estado do Pará.  Portanto, faça você o mesmo e livre sua consciência de compactuar com eles. Mudar quase todos é preciso. Quando chegar algum deles olhe no olho dele e pergunte: quando foi que você denunciou as hidroelétricas de Belo Monte e do rio Cupari no Tapajós? Se le disser que já foi contra, exija um documento que prove. Se não mostrar diga que nunca votará nele.

Mudando de fato mas continuando na cidadania. Lembra ainda do padre Amaro de Anapu? O corajoso continuar da luta da irmã Dorothy? Lembra que ele foi falsamente acusado por um grupo de grileiros, fazendeiros e madeireiros de Anapu ainda no mês de março e por isso foi falsamente jugado por um juizinho de Anapu e levado ao presídio de Altamira? Pois então, finalmente o Superior Tribunal de Justiça mandou libertar padre Amaro na quinta feira passada e hoje ele está em liberdade, embora ainda com limitações impostas pelo STJ. Lembra que até um jornalzinho aqui de Santarém  publicou uma informação baseada apenas nas falsas acusações dos grileiros e madeireiros? Pois é, o STJ compreendeu que não havia motivo sério para manter o padre no presídio sem um julgamento completo e sério. Há juízes que hoje representam Poncio Pilatos, mas há alguns juízes também que seguem a lei honesta que é a justiça de Deus.

Estes dois assuntos devem servir para sua e minha reflexão. Como podemos agir com justiça de Deus e com cidadania política nas eleições de outubro.

Há ainda um outro fato que não vou ampliar mas é preciso nós estarmos alertas. O Plano Diretor do Município de Santarém, ainda no ano passado foi estudado por boa parte da população urbana e rural, foi votado em assembleia bastante participada. Só houve discordância sobre dois pontos, o projeto de construção dos portos da EMBRAPS na APA MAICÁ e a construção de prédios de vários andares em Alter do Chão e outras praias. Mesmo assim prevaleceu o voto da maioria que excluiu esses pontos do plano. De acordo com a lei federal o Plano foi encaminhado à Câmara de Vereadores para analisar se algo feria a constituição federal, caso contrário o prefeito deveria sancionar e colocar em prática. Acontece que já iniciamos o segundo semestre e os vereadores ainda não disseram porque estão demorando em fazer a revisão. Isso deixa suspeita na gente de que querem fazer a gente esquecer e eles modificarem justamente os dois pontos que a maioria votou contra, mas os empresários querem a todo custo. Portanto precisamos ficar alertas e exigir fidelidade ao que foi decidido pela sociedade em assembleia.  Alguns vereadores querem se candidatar a deputado. Pergunte deles porque estão sem aprovar o Plano Diretor e escutem a potoca que vão dizer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.