Os filhos das trevas….

Postado em

Análise da semana  – Nossa Voz é nossa Vida  – 05.08.2018

Diante das malandragens dos doutores da lei, Herodes e Pilatos, como também diante de certa ingenuidade do povo simples que acorria a Jesus, o Mestre certo dia os alertou, dizendo,  “os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz. Tenham muito cuidado para não serem enganados”. O povo simples logo sacou, lembrando como era explorado pelos doutores da lei, por Herodes e Pilatos, que viviam numa boa na capital. Então o mestre  completou: “portando sejam espertos como a serpente mas sejam simples como as pombas”.

Esse episódio da vida de Jesus chega hoje atualizado. Basta a gente prestar atenção como os noticiários dos canais de televisão  iludem a maioria da população. Outro dia pude observar como o Jornal Nacional gastou 15 minutos só com notícias sobre assaltos, assassinatos, mortes, incêndios e acidentes nas rodovias. Aí veio uma pausa para as propagandas comerciais e entrou outro bloco sobre notícias de esporte, mais dez minutos. Se a gente procura outro canal, ou são semelhantes notícias superficiais. Por que será, tanto em rádio como em televisão, as fontes de informação, que não ajudam a formação de consciência avaliativa do povo? Será de propósito, ou falta de fatos mais importantes?

Na semana que passou, li um artigo de uma revista séria e bem informada, onde um jornalista dá uma interpretação para essa realidade de comunicação da seguinte forma: – Os sentimentos comandam. Explorando o medo e descontentamento, as elites do Brasil criam um noticiário cujo centro da discussão é a violência, a corrupção e o crime. Esse tipo de noticiário tem dois significados. Um, ele dá impressão que todos estão ameaçados e o medo se espalha. Outro significado, é desviar a atenção de todos nós. Assim, não se fala das desigualdades sociais, não se fala  em reduzir os juros dos empréstimos bancários. O autor vai adiante tentando explicar  o  por que praticamente todos os canais nacionais de televisão e rádio fazem este tipo de noticiário desviante das atenções. Agora diga você, qual o canal de televisão em que você acompanha as notícias? Ele explica a injustiça de um vereador ganhar 10 mil reais de salário mensal, por três sessões na Câmara por semana e uma professora municipal ganhar no máximo 3 mil reais  trabalhando todo dia na sala de aula? O canal que você acompanha explica a injustiça de um deputado ganhar 34 mi reais de salários além de outras vantagens, enquanto um professor universitário receber 12 a 15 mil reais para educar jovens? e qual deles fala da injustiça de um salário mínimo de 930 reais par um que trabalha o dia todo?

Você entende agora por que uma enxurrada  de candidatos estão aparecendo já atrás  nossos votos para serem eleitos a cargos de deputado, senador e presidente? Uns chegam com sopa solidária, outros arranjando dinheiro para asfaltar ruas e fazer orla de cidade, outros  chegam até a dizer que são contra o ilegítimo Michel Temer, mesmo que meses atrás estavam apoiando.  Que podemos fazer? É hora de lembrar o alerta de Jesus – Sejam espertos como as serpentes.. Como?

Excluindo de sua lista de votos todos os ficha suja, os que são acusados na justiça, os que nunca foram contra as hidroelétricas de Belo Monte e do Tapajós, os que apoiam o uso de agrotóxicos na agricultura. Aqui mais de perto, risque de sua lista, os que apoiaram até agora o projeto de portos da EMBRAPS na boca do Maicá, os que  estão indiferentes ao projeto inacabado há mais de oito anos o tão necessário Hospital materno infantil em Santarém. E assim, você saberá em quem NÃO votar em outubro.

Aí poderá identificar quem merece seu voto, os ficha limpa, os que sempre estiveram ao lado dos direitos dos trabalhadores e dos pobres, os que defendem verbas para o SUS e a Universidade. Não esqueça do alerta de Jesus – os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.