Excluídos? quem?

Postado em

Análise da semana Nossa Voz é Nossa Vida  – 02.09.2018

Na próxima quarta feira será o dia nacional do Grito dos Excluídos. Em Santarém o grande grito ocorrerá durante o desfile das escolas,  a partir das 17 horas, lá na avenida Tapajós. A bandeira do Grito dos Excluídos será: A expulsão das populações de seus territórios acelera o processo de exclusão no campo e na cidade de Santarém. O grito dos excluídos  pode ser dado também nos municípios de Belterra, Mojuí, Curuá, Monte Alegre e demais municípios, pois para mudar a situação de exclusão em que vive a maioria dos brasileiros só a sociedade civil se unindo e enfrentando os exploradores.

Em Santarém o grito está organizado e espera reunir na avenida cerca de 400 manifestantes. Nas outras cidades e comunidades o grito pode ser feito nas igrejas, escolas, sindicatos e manifestações de rua. O que não se pode é ficar de braços cruzados, conformados quando políticos, empresários e governantes estão usufruindo e nós excluídos de uma vida melhor.

Quantos bairros sem água encanada, quantas comunidades sem escola digna e sem até merenda escolar; quantas famílias sem casa própria, quantos municípios sem assistência médica que salve vidas. O hospital municipal de Santarém, hoje terceirizado, recusa receber doentes de outros municípios, chegando doentes a morrer esperando vaga que não há em Santarém. Isto porque  o prefeito retirou sua responsabilidade com o hospital municipal, entregando a uma empresa que está lucrando e prejudicando a população. O Grito de quarta feira é o clamor dos excluídos exigindo responsabilidade das autoridades. Afinal, todos  pagamos impostos até de um quilo de arroz que compramos. Com esse recurso são pagos altos salários de políticos, juízes, prefeitos e vereadores. Por isso, só fica acomodado quem é submisso, escravo dessa ditadura político administrativa.

Sobre situações como essa é que no Evangelho deste domingo (02.09), proclamado nas igrejas cristãs, o mestre Jesus afirma que “não é o que entra na pessoa que a faz impura, mas o que sai de dentro dela, como, a ganância, a mentira, a injustiça e a ambição”. Isso é que torna as pessoas corruptas, sem vergonha de um lado e conformadas, submissas de outro.   O Grito dos excluídos é o grito dos indignados e injustiçados. O cinismo de muitas autoridades clama ao céu e Deus está vendo o sofrimento de seu povo. Agora mesmo, mais uma decisão cínica tomaram os ministros do Superior Tribunal eleitoral em Brasília. Por seis votos contra um, eles romperam o compromisso constitucional e o tratado da Organização das Nações Unidas a ONU. Não permitiram que o prisioneiro político Lula da Silva fizesse sua campanha eleitoral, já que ele foi escolhido por seu partido para ser candidato a presidente da república.

A vice presidente do Comitê de Direitos humanos da ONU afirmou que: “É uma posição muito perigosa para qualquer país que queira ser considerado como um país que cumpre os direitos humanos e o estado de direito internacional”. E mais disse ela: . “O Brasil não pode agir contra o Senhor Lula da Silva, ou outra pessoa que tem uma reivindicação pendente”. A senhora Cleveland concluiu seu parecer dizendo: “o Sr. Lula da Silva pode apresentar uma queixa nos tribunais internos de que seus direitos sob o tratado foram violados e, como eu disse, o Brasil estaria violando suas obrigações legais internacionais com todas as implicações que se seguem a partir desse”. Assim escreveu a representante da ONU. Baseado nessa declaração, os tribunais ditos superiores do Brasil que superiores só tem seus salários e vantagens financeiras, decidem manipular as leis nacionais e internacionais para satisfazer seus interesses e de seus padrinhos. Preferem ridicularizar nosso país perante o mundo.

Eis os motivos para o Grito dos excluídos na próxima quarta feira. Não fique de fora.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.