importância das eleições em outubro

Postado em

Análise da semana  –  Nossa Voz é Nossa Vida  – 23.09.2018

Para os e as cidadãs que buscam o bem comum de nossas comunidades, as eleições do próximo dia sete de outubro não é como um jogo entre Vasco e Corintians. Está em jogo nossas vidas, nosso futuro. Para os cristãos que seguem o projeto de Jesus Cristo, as eleições próximas são uma questão moral, em busca de justiça social, respeito aos trabalhadores e os pobres. Hoje  a administração do país está entregue nas mãos de irresponsáveis e políticos oportunistas como os que venderam seus votos ao ditador Michel Temer e agora chegam dizendo que trouxeram verbas para obras na região. Verbas trocadas por voto contra os trabalhadores. Esses são desonestos e devem ser eliminados da vida pública.

Nas comunidades católicas o Evangelho a ser proclamado hoje nas celebrações, dá uma indicação para escolha de candidatos nas eleições do próximo dia sete de outubro. Trata-se de um confronto entre os interesses dos discípulos e o projeto do mestre. Aqueles disputavam que seria o mais importante no Reino do Mestre. Este percebe as ambições deles os alerta dizendo: quem quiser ser o importante no Reino seja o que mais serve aos outros. O que acontece hoje entre os disputantes a cargos eleitos nas eleições. Basta observar nos programas que rolam  no rádio e televisão.

A maioria deles afirma convictos que só precisam de seu voto para se dedicarem a buscar recursos e obras para educação, saúde, obras e obras para a região. Umas caras já veteranas, que nada fizeram para a saúde, educação, uns até venderam seu voto ao Michel Temer para prejudicar os trabalhadores e pobres, afirmam com a maior cara de pau, que se eleitos trabalharão pelo bem do povo. Como acreditar neles? Já foram eleitos outras vezes, ganharam bons salários, não enfrentaram a destruição de nossas florestas com monocultura de soja, não denunciaram os vários portos projetados para Santarém, Belterra e outros entre Santarém e Miritituba.

Quem desses foi contra essas desgraças para os moradores do Tapajós? Nenhum. Quem deles se levantou contra o projeto Embraps a destruir parte da APA  Maicá? O Evangelho afirma que o mais importante no Reino é o que mais serve aos outros. Eis aqui uma pista para você escolher os candidatos certos no dia sete de outubro. É possível que você continue em dúvida sobre quais desses centenas de candidatos mais serviram ao povo nos cargos que ocuparam.  Pessoalmente já achei seis candidatos que na minha busca me parecem merecedores. Você também precisa achar, pois no meio de tantos alguns são honestos, competentes e sempre estiveram defendo interesses dos trabalhadores e dos pobres.

Mudando de assunto, outras coisas boas aconteceram. Entre outras, a criação da cooperativa dos produtores da agricultura familiar. Certamente será uma positiva alternativa ao uso dos agrotóxicos na produção agrícola. Cooperativa é uma modo de trabalhar solidário entre os sócios. Isto demanda consciência e companheirismo.

Outro acontecimento positivo da semana foi a denúncia do abandoo na conclusão do hospital materno infantil. Iniciado no governo Maria do Carmo, com verbas liberadas pelo governo Lula, não se sabe q porque o recurso sumiu e a obra continua inacabada. Um grupo de indignados fez uma manifestação contra mais esse desmando da prefeitura. E assim, a semana passou e nossa semana começa hoje mais próxima do dia das eleições nacionais. Se queremos uma vida mais igual, com os pobres tendo vez na educação, saúde segurança e hospital materno infantil concluído precisamos escolher corretamente os candidatos que lutaram e lutam conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.