o calor político mais quente que o clima

Postado em

ANÁLISE DA SEMANA PARA PROGRMANOSSA VOZ É NOSSA VIDA – 30.09.2018

O verão está esquentando,  chegando a 37 graus centígrados pelas 14 horas do dia. Mais quente ainda, está o clima político nesses seis dias que antecedem as eleições no Brasil. Candidatos de todas as cores e muitos sorrisos, com promessas de resolver graves problemas que prejudicam os pobres e os trabalhadores. Para isso, todos e todas solicitam encarecidamente seus  e meus votos. Quem não está bem são milhares de eleitores, que ainda não tem os seis nomes de candidatos honestos, competentes e comprometidos com nossas necessidades da região e do país.  Certas caras que aparecem na televisão são veteranas, raposas manhosas.

Se as dúvidas são tantas,  e até o descrédito é grave, não se pode fechar os olhos para não ver o perigo. É preciso aproveitar o momento para mandar plantar batata a muitos oportunistas e escolher alguns que são confiáveis. Papa Francisco falando em políticos em 2017 disse algo que merece nossa atenção.  Disse ele: “Há necessidade de dirigentes políticos, que vivam com paixão o seu serviço aos povos, solidários com seus sofrimentos e esperanças; políticos que coloquem o bem comum antes de seus interesses privados, que sejam abertos a ouvir e aprender no diálogo democrático, que juntem a busca da justiça com a misericórdia e a reconciliação”.  Com essa inspiração do Papa Francisco,  podemos prestar a atenção e acharemos seis políticos dignos, um para presidente da república, dois senadores, um governador, um deputado federal e outro estadual. Como então separar o joio do trigo, como distinguir os bons  políticos dos maus candidatos? Algumas pistas para você achar nomes confiáveis: 1. Fulano já exerceu cargo público antes (vereador, deputado, secretário, senador) e a gente reconhece que ele ou ela sempre defendeu as necessidades da população, enfrentou os que só querem usufruir do cargo? 2. Aqui na região, ele ou ela sempre defendeu os direitos dos trabalhadores, dos estudantes, dos usuários de ónibus urbano? Lutou contra os projetos hidroelétricos nos rios Xingu e Tapajós? Se sim, merece ser votado; 3. Quando foi vereador, deputado ou exerceu cargo público, ele ou ela foi claramente contra  as mudanças nas leis trabalhistas promovidas pelo ilegítimo Michel Temer? 4. Se ele, ou ela é candidato por primeira vez, mas  na sua vida pública, ou comunitária foi sempre bom líder popular, defendeu os interesses da comunidade? Se sim, então merece nossos votos. Por exemplo, dos 17 deputados federais do Pará, apenas três foram contra  a mudança das leis trabalhistas de Michel Temer. E dos três atuais senadores só um  votou contra. Os outros venderam seus votos prejudicando todos os trabalhadores e agora chegam comprando nossos votos com obrinhas aqui e ali. Esses devem ser condenados sem nossos votos.

Ontem houve um momento bastante forte de cidadania, promovido por milhões de mulheres acompanhadas de homens em todo o Brasil. Em Santarém, a marcha teve muitos jovens clamando por justiça e respeito às mulheres que foram ridicularizadas por um candidato a presidente da república. Era geral o grito de ELE NÃO!. O candidato que revelou esse e outros preconceitos deve estar arrependido de revelar seus compromissos fascistas antes das eleições. Mexeu com os  brios femininos e a reação veio na hora  e certamente ele perderá milhões de votos no dia 7 de outubro. Quem acha que pode dizer o que quer, terá resultado que não queria.

Finalmente, pensando em colaborar com seu dever cidadão de votar com justa consciência, desejo que possamos contribuir para mudar essa grave situação brasileira, com 13 milhões de desempregados, hospitais sem medicamentos e tantos outros problemas e ainda políticos corruptos querendo continuar nos cargos.  Não será uma mudança de um mês para outro, mas podemos iniciar nova etapa da vida nacional. Seus e meus votos  farão a diferença, coragem, não se omita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.