Voto por dever e voto por obrigação

Postado em

Editorial  RNA  – 09.10.2018

No Brasil a Constituição garante o direito de voto aos jovens  de 16 e 17 anos, os idosos de mais de 70 anos e os analfabetos de escrita e leitura. Sim, importante essa classificação, porque há outro  tipo de analfabeto que é o que não se interessa e não procura entender a política e por isso se omite, ou é Maria vai com as outras.  Sabe ler e escrever, mas não sabe, nem se interessa de compreender a realidade política e social.

No primeiro turno das eleições de domingo passado, aconteceu algo numa comunidade rural de Santarém, que deve ser refletida em toda a Amazônia para não se repetir. O mesário impediu uma eleitora de votar, por ser analfabeta, mesmo tendo título correto. Simplesmente mandou-a sair sem depositar seus votos. Ela saiu indignada por ser impedida de exercer seu direito.

Pode-se imaginar quantos outros crimes como esse aconteceram em outros lugares pela Amazônia e Brasil a fora. Pois o IBGE informa que são sete milhões e oitocentos mil brasileiros analfabetos adultos. Para informação dos mesários analfabetos de consciência eis informações corretas. A Constituição nacional garante o seguinte: O voto do analfabeto não é obrigatório mas é um direito absoluto.  E um eleitor comparecer  para votar o mesário colhe sua impressão digital na folha de votação e o eleitor terá direito de um auxiliar de sua inteira confiança para ajuda-lo a colocar os votos na urna eletrônica.

Caso o mesário impedir a votação do eleitor analfabeto poderá se processado e cumprir sentença Portanto, no próximo dia 28 todos os analfabetos devem comparecer às urnas acompanhados de uma pessoa auxiliar e escolher qual dos dois candidatos em disputa terá mais condição e vontade de trabalhar em defesa  dos pobres, dos jovens, das mulheres e dos analfabetos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.