Rede de Notícias da Amazônia e o Sínodo para a Amazônia, alguma relação?

Postado em

Editorial RNA – 20.11.2018

Em recente encontro de diretores da Rede de Notícias da Amazônia, a RNA ocorrido em Manaus, foi enfatizada a importância da RNA para os povos da Amazônia, não só por interligar com informações objetivas das lutas e esperanças das comunidades. Hoje uma outra razão para essa importância, é a preparação do Sínodo para a Amazônia, que vai acontecer desde agora até outubro de 2019.

Esta preparação está acontecendo nas comunidades das centenas de dioceses da pan Amazônia. Por isso é necessário que essas reuniões, debates, propostas sejam partilhadas por outras regiões. Daí a importância do noticiário da RNA. O sínodo já está em andamento na Amazônia brasileira e em muitas dioceses e prelazias dos nove países da pan Amazônia.

Em recente declaração sobre a preparação do sínodo, seu secretário geral, cardeal Baldisseri afirmou que “Hoje quando falamos de Amazônia, precisamos expandir o horizonte. Os problemas nos devem ir até as causas. Se ali existem empresas, de onde elas são? E os consumidores onde estão?”. Tal preocupação do secretário do sínodo indica que a Igreja não vai cuidar apenas de questões pastorais, mas  de questões econômicas, sociais e ambientais, que fazem parte do que o papa Francisco chama de ecologia integral. Os cristãos precisam atualizar seu modo de incarnar sua fé, olhando a Amazônia  como Nossa Casa comum, onde todos tenham espaço e condições de bem viver.

A região não pode ser reduzida a um armazém a serviço das empresas capitalistas. Daí a evangelização precisa ter um rosto amazônico, a partir dos direitos dos 37 milhões de seres humanos e dos direitos da mãe natureza. A Rede de Notícias da Amazônia, por sua própria missão, deve ser o canal de interligação dessa preparação ao grande e único Sínodo eclesial para a Amazônia.

Os diretores da RNA saíram do encontro de Manaus comprometidos a divulgar os resultados da preparação sendo feita nas comunidades de sua área de atuação. De maneira que  os e as ouvintes de toda a Amazônia possam acompanhar o que pensam e esperam seus co irmãos  amazônidas do grande sínodo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.