Gestores municipais ditadores mirim

Postado em

Análise Da semana – Nossa Voz é Nossa Vida  – 23.12.2018

Depois de amanhã será o aniversário mais importante, do homem que revelou o único caminho para alguém ser feliz. Nem todos os que tentam segui-lo conseguem compreender este caminho. Muitos não conseguem compreender como ele aceitou morrer de uma morte violenta, quando podia ter escapado dos algozes. Morreu daquele jeito porque amava a tal ponto e por isso voltou à vida três dias depois. Hoje 2018 anos depois, esse caminho ainda é seguido por poucos. Outros preferem seguir atalhos ilusórios  e prejudicam vidas alheias, além das suas.

Em Santarém está acontecendo um desses atalhos infelizes. Trata-se da irresponsabilidade dos vereadores e prefeito municipal. O caminho escolhido por eles não os levará à felicidade e causará muitos danos aos moradores da cidade. Eles preferiram submeter-se aos empresários gananciosos por lucros a qualquer jeito. Não se sabe o que esses senhores ganham em troca dessa submissão. Como explicar a prefeitura  ter convocado em 2017 a sociedade para avaliar e renovar o plano diretor do município? Promoveu reuniões rurais e na cidade, organizou  uma conferência especial, com presença de mais de 700 pessoas, o secretário de planejamento e dois vereadores participaram da aprovação do novo Plano diretor.  Em novembro de 2017 foi concluída a renovação do dito Plano, com dois artigos vetados pela maioria dos presentes. Um proibindo a construção de portos na Área de proteção ambiental na boca do lago do Maicá, e outro, impedindo a construção de prédios de vários andares nas praias de Alter do Chão, Ponta de Pedras e demais  praias.

Feito isto, o novo plano foi enviado à Câmara de Vereadores, conforme a lei, para eles examinarem se tudo estava de acordo com a Constituição nacional. Então surgiu a irresponsabilidade dos vereadores. Engavetaram o plano por um ano, até que na semana passada, véspera das férias deles,  sem convidar a sociedade para apreciar, os 21 vereadores modificaram justamente os dois artigos do interesse dos empresários. Foi um ato de má fé, desrespeitar decisão de uma conferência democrática da sociedade civil. Os vereadores se julgam acima da sociedade que os elegeu para servirem ao conjunto e não para serem serviçais de empresários. Ao ignorarem as decisões da conferência municipal, prefeito e vereadores  se arvoraram em donos do cargo, em atitude ditatorial. Honestidade passou longe deles.

Alegou o prefeito que os portos na APA Maicá irão gerar desenvolvimento, emprego e renda.  Ingenuidade, ou desejo de iludir a população? Será que ele ignora quantos empregos e rendas a CARGILL gerou em 15 anos de operação de seu porto graneleiro dentro da cidade? Exportando cerca de 2 milhões de toneladas de soja por ano, pelo referido porto, tem hoje menos de mil empregos diretos. Quanto a empresa deixa de impostos no município? Ele não publica, porém deve ser apenas algum ISS esporádico.  Em troca, a multinacional se apossou de todo o bosque da Vera Paz, destruiu um sítio arqueológico e tomou parte do rio tapajós. Será isso desenvolvimento de que fala o prefeito? O projeto EMBRAPS na boca do lago Maicá será uma repetição da invasão da cidade, sem que a cidade e seu povo ganhem desenvolvimento.

Diante dessa cruel realidade, espanta a passividade da maioria dos moradores de Santarém. Os empresários oportunistas se envolvem, os políticos se submetem, alguns  grupos de cidadãos se inquietam com a agressão à cidade e a maioria dos moradores fica tranquila como se nada grave estivesse acontecendo. Alguns líderes de bairros que poderão ser atingidos por esses projetos empresariais, ainda aplaudem a propaganda dos interesseiros da EMBRAPS. Triste sociedade que se curva humilhante diante dos avanços do capital e dos políticos irresponsáveis.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.