DO LADO DE LÁ SÓ QUEM SOBE, DO LADO DE CÁ SÓ QUEM DESCE…

Postado em

Análise da Semana  –  Nossa Voz é Nossa Vida  – 30.12.2018

Sai ano e entra novo ano e nossa sociedade continua mais desigual. Como diz a cantiga – Do lado de lá só quem sobe, do lado de cá só quem desce, do lado de lá só quem goza e do lado de cá quem padece…Até quando a sociedade vai continuar assim? Desde quando Pedro Alvares Cabral  invadiu a terra Pindorama. Neste final de ano, cerca de 60 milhões de brasileiros vivem em estado de miséria, dependendo do Bolsa Família. Nesta última semana perguntei a uma pessoa sobre o que mais chamou sua atenção de ruim nos últimos 12 meses. Ele respondeu que a falta de compromisso do prefeito com suas promessas de campanha, que era administrar o município vindo da periferia para o centro. Passados dois anos ele nada fez pelas periferias, nem rurais, nem urbanas. Pelo contrário, teve duas mais graves omissões. Cometeu o crime de terceirizar a administração da UPA e do hospital municipal, que em nada melhorou o atendimento aos doentes. A outra, foi fazer o jogo dos empresários e rir dos cidadãos que ele convocou para atualizar o Plano Diretor do município. Numa atitude de vassalo se juntou aos outros vassalos da Câmara de Vereadores  e mudou artigos do novo Plano Diretor, para atender aos interesses de empresários. Não se sabe a toco de que eles fizerem ato grosseiro, de graves consequências sociais, econômicas e ambientais. Indagado sobre tal atitude, um vereador de primeiro mandato que se juntou aos colegas para cometer essa traição a seus eleitores, ele respondeu, mas que traição cometi? Será que pode haver hoje em dia um vereador inocente? Que acha? Este é um resumo de injustiças do ano que termina.

Mas houve também momentos e avanços de cidadania em nossa região. Em Belterra tem havido um esforço de lideranças comunitárias de construir uma federação de comunidades da Área de Proteção Ambiental Aramanaí. Essa ferramenta é para enfrentar a obstinação do prefeito de lá em violentar a APA Aramanaí para entregar a empresários construírem portos graneleiros em Porto Novo. A Federação além disso, garantirá formas de as comunidades ribeirinhas protegerem seu território. São belas praias de Pindobal, Cajutuba, Aramanaí, Irussanga chamativas de turismo e bem viver. Caso entrem portos graneleiros serão áreas privadas como em Santarém é a área da CARGILL. Daí a importância do esforço de lideranças das comunidades. Outro fato positivo do ano, é o esforço continuado  de um grupo de pessoas nos bairros Nova República e Santo André. Realizam uma luta para a prefeitura urbanizar a APA Saúbal. Ali resta uma pequena floresta que ameniza o calor da cidade e é adequada para lazer e turismo. Infelizmente a prefeitura, ainda não se interessou de  proteger e criar espaço para uso sadio da população. Há poucos dias foi realizado o segundo fórum da APA Saúbal, com presença de estudantes e membros da comunidade. Convidada, a secretaria de meio ambiente do município, não compareceu.   No planalto santareno, os indígenas tiveram um dia bem positivo num diálogo com uma  comissão de direitos humanos da Organização dos estados Americanos, mostrando os conflitos gerados pela disputa de território com fazendeiros e sojeiros. Um antropólogo picareta tentou perturbar o diálogo, mas foi expulso pelos presentes. Na cidade, a Pastoral social marcou importante presença na resistência à violência de empresários que insistem em prejudicar milhares de moradores. No Lago Grande do Curuai, cresce a consciência de muitos moradores sobre a importância de impedir a invasão da multinacional ALCOA que pretende explora bauxita na área com grave prejuízo aos moradores. Esse trabalho de despertar da consciência tem acontecido com orientação da Federação da Gleba Lago Grande, FEAGLE.

Esses são algumas das conquistas de cidadania do ano que termina amanhã. Já o que se pode esperar do novo ano que chega? Do lado dos governantes o panorama se revela preocupante e grave. Do lado dos movimentos populares, ë preciso alimentar as esperanças e arregaçar as mangas, pois o caminho se faz caminhando firme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.