Quem é corresponsável pelos desmandos atuais futuros?

Postado em

Editorial  RNA  02.01.2019

Cada vez que se escuta algo do novo governo brasileiro, se é levado a pensar nos e nas eleitoras que votaram e ajudaram a eleger o atual presidente. Afinal, são eles e elas co responsáveis por algum bom resultado e pelos desastres sociais, políticos e econômicos para a maioria dos brasileiros e maioria dos povos da Amazônia.

Já ontem ele assinou medida provisória, decretando um salário mínimo menor do que havia previsto Michel Temer. Este pensara em reajustar 52 reais, passando para um mil e seis reais. Bolsonaro, numa atitude raivosa decretou apenas 998 reais a partir deste mês. Isso atinge ao menos 100 milhões de trabalhadores e aposentados que dependem do salário mínimo. Entre esses prejudicados estão alguns milhões de eleitores que ajudaram a elegê-lo.

Outro ato presidencial perverso vai atingir 850 mil indígenas em todo o país e principalmente na Amazônia. Bolsonaro praticamente extinguiu a Fundação nacional do índio, a FUNAI. Transferiu as responsabilidades sobre demarcação de terras e saúde indígena para outros ministérios, um deles o Ministério da Agricultura, hoje tendo como ministra uma latifundiária ruralista. Isso indica que as terras indígenas poderão ser invadidas para plantação de soja, milho e outras culturas, com intenso uso de veneno agrícola, como o glifosato.

Isso é só o começo dos sofrimentos da maioria dos brasileiros. Daqui a pouco virão mudança piores sobre privatização da educação, corte nos recursos para o SUS, venda da Eletrobrás, Petrobrás, Banco do Brasil e outros.  Diante desse panorama violento contra jovens, trabalhadores, indígenas, dependentes do Bolsa família, até onde irá essa ditadura governamental? Até quando os povos da Amazônia vão suportar calados e fingindo não ver? Como reagirão os e as vítimas dessas decisões desastrosas? E até quando os e as eleitoras do novo presidente vão bater palmas e aplaudir seu carrasco?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.