O povo atroari exige respeito a seus direitos, como o povo venezuelano

Postado em

Editorial RNA  06.03.2019

É hora de refletir e tomar posição sobre o que projetam para nossa Amazônia. A crise sócio política na Venezuela é um problema interno do país vizinho. Por que o governo brasileiro se meteu na encrenca? Simplesmente por sua subserviência ao interesse norte americano. Querer levar dois caminhões de falsa ajuda humanitária, quando aqui mesmo em Roraima, Manaus e outras cidades da Amazônia, são milhares de migrantes venezuelanos carecendo de ajuda humanitária. Como acreditar na honestidade da oferta? Imagine se o governo da Bolívia decidisse se envolver na crise brasileira com 12 milhões de desempregados e viesse com cinco caminhões de ajuda humanitária, será que o governo brasileiro iria aceitar? Certamente que os militares brasileiros botariam os tanques de q guerra ali na fronteira para impedir tal humilhação.

Essa subserviente atitude do governo brasileiro de atender ao jogo norte americano, tem consequências para os moradores de Roraima.  Além de o governo venezuelano colocar seus tanques de guerra próximo a nossa fronteira, ainda ameaçou cortar a energia elétrica de Boa Vista e de todo o Estado. Isto porque até agora a Venezuela vende eletricidade ao Brasil. Imagine o desastre para toda a população roraimense, caso o governo brasileiro insista em invadir a Venezuela.

Mesmo a hidroelétrica de Tucuruí no Pará já esteja servindo energia para Manaus, no entanto a transmissão para Roraima está interrompida no meio do caminho. É que o povo Atroari, massacrado pelos militares da época da ditadura de 1964, hoje é soberano dono de seu território devidamente homologado. Os indígenas não permitem serem invadidos mais uma vez. Sem negociação favorável eles não permitem passagem de torres de transmissão.

Que fazer? O governo federal não sabe dialogar e negociar respeitando direitos dos outros. O povo Atroari ciente de seus direitos não se submente fácil. Quem tem juízo pensa antes de tomar decisão. Assim como Nocolas Maduro exige respeito à sua soberania, também o povo Atroari exige respeito a seus direitos constitucionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.