Por que dia mundial da água?

Postado em

 

Editorial  RNA  22.03.2019

Hoje dizem que é dia mundial da água. Em que sentido a água tem um dia especial? Uma razão é a suma importância que ela tem para a vida no planeta. Ela é vida e não só para os seres humanos. Pode – se dizer que água é a vida. Sem água durante cinco dias a pessoa morre. Mas há outro motivo próximo deste, para hoje ser dia mundial da água. É que são mais de dois milhões de pessoas no mundo, que carecem de água para suas necessidades básicas e são mais de dois bilhões de pessoas que, ou tem água racionada, ou usam água poluída.

No caso da Amazônia, há uma razão extra para se ter esse dia da água, é o escândalo da água  dom de Deus, ser mercadoria. Como pode uma cidade como Manaus, cercada de água por todos os lados, esse precisos dom ser vendido? E como pode uma cidade como Santarém, com dois rios à frente, igarapés circundando e chuvas abundantes, água ser mercadoria? E assim certamente água mercadoria em Porto Velho, em Macapá, em São Luiz e tantas comunidades da Amazônia.

Não se pense que é exagero falar em mercadoria de água. Em Manaus a distribuição de água é entregue a uma empresa privada; Em Santarém mais de 20 micro sistemas de água no município, que até há pouco eram geridos pelos usuários de comunidades, agora o prefeito planeja tomar e entregar a uma empresa privada. A desculpa é que o município não tem condição de administrar o serviço. Alguém pode imaginar que uma empresa privada em Manaus, ou uma de Santarém, vai distribuir água sem procurar lucro? O serviço de distribuição de água é obrigação do município, para isso cobra imposto dos cidadãos, para água e esgoto. Ao entregar o serviço para uma empresa, estará privatizando um serviço público.

Voltando ao dia mundial da água celebrado hoje, se há uma região no mundo que tem obrigação de reverenciar e respeitar a água,  certamente é a Amazônia. Aqui está o maior reservatório de água doce; A bacia do rio Amazonas é um templo sagrado que não pode ser tratado como lixão, pocilga e desperdício. Quem na Amazônia estraga água, ou suja igarapé e rios é criminoso. Quem usa água com cuidado até ao tomar banho, ou escovar os dentes, está reverenciando o dom divino, que Deus e a natureza oferecem com carinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.