Serás liberto pelo direito e a justiça

Postado em

Análise da semana  Nossa Voz é Nossa Vida  – 31.03.219

Estamos nos aproximando da semana santa, quando celebraremos a maior prova de amor dada por Jesus de Nazaré. Mais do que a paixão e morte, que foram consequências, foi a sua fidelidade total ao Pai Eterno sobre como amar doando-se totalmente. Isto aconteceu no momento em que ele pediu ao Pai que o afastasse do cálice amargo, mas que fizesse a  sua vontade e não a do filho. Ali, sua fidelidade total à vontade paterna, que era o amor a toda prova. Isto é o que precisamos aprender o que é amar de verdade.

Então, nesta última semana de março, quando ainda lembramos o terrível período da ditadura militar, com tantos assassinados e desaparecidos nos porões da ditadura, tantos crimes que muitos hoje tentam esconder, hoje somos ameaçados  de outra ditadura, que está fermentada por um governo que cria projetos contra trabalhadores e pobres. Uma jovem estudante de jornalismo, acompanhando as contradições do atual governo federal, fez o seguinte comentário: Como é possível hoje alguém ainda apoiar um governo que em três meses de mandato, já manifestou claramente ser contra os trabalhadores e os pobres? Ele insiste em aprovar uma nova lei da previdência que vai tirar direitos sociais aprovados na Constituição de 1988. Tem gente ainda dizendo que ele quer o bem do povo. Como explicar tanta miopia? Será fanatismo? Cegueira, desinformação? Manipulação dos grandes meios de comunicação? Assim pensava a jovem.

Mas nem tudo é desgraça neste país. Aqui na região dois fatos levantam nossa esperança de que o temporal é desastroso,  mas depois virá tempo bom. Um dos sinais de esperança aconteceu na Vila de Curuai. Ali, um grupo de vereadores foi a um encontro com a comunidade. Ouviram várias críticas fortes contra o prefeito, que durante a campanha prometeu governar das periferias para o centro da cidade. Lá no Lago Grande moradores da periferia vivem num abandono total por parte do poder público. Os vereadores, em vez de assumirem seu papel de representantes dos eleitores ficaram chateados e   decidiram requerer que o prefeito demitisse todos os críticos, que eram funcionários do município. Os moradores do Curuai tiverem a consciência de chamar a atenção dos vereadores sobre as omissões do prefeito. Qual deveria ser o papel deles? Em vez de escutar e levar as  reivindicações dos eleitores, preferem ser puxa saco do prefeito e prejudicar aqueles de quem  mais tarde vão pedir votos. Pode?

Outro sinal de esperança aconteceu também no meio da semana. No município de Altamira, a empresa construtora de Belo Monte, Norte Energia encontrou freio para sua lista de enganação de tantos moradores prejudicados pela construção do monstro hidroelétrico. No meio da semana um grupo de 25 funcionários da empresa foi visitar uma aldeia do povo Kaiapó, próximo ao rio Xingu. Os  Kaiapó prenderam todos os funcionários com as voadeiras até que a empresa fosse pagar tudo o que devia a eles, pelos prejuízos causados pela barragem. Diretores da Norte Energia ameaçaram levar o caso à justiça para libertação de seus funcionários. Os Kaiapó mandaram dizer que  pode ir à justiça que eles saberão se defender.

Em resumo, os indígenas estão nos ensinando como é que se deve defender direitos que temos. Exemplo para tantas comunidades aqui na região que estão vendo seus direitos violados pelas autoridades e ainda ficam humilhados. Como diz o lema da Campanha da Fraternidade: “Será liberto pelo direito e a justiça.” Verdade!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.