Onde estão hoje, Herodes, Pilatos e doutores da lei? e onde o Cristo na cruz?

Postado em

Editorial  RNA  17.04.2019.

Na religiosidade popular antiga este dia da semana santa se chamava quarta feira de trevas, com ritual específico. Nesta semana santa atual, a quarta feira de trevas é muito mais do que um dia religioso, é uma triste realidade na Amazônia, e no país todo.

O império econômico empresarial exige a destruição das florestas, rios e os povos da Amazônia. Quer lucros, quer direito de invadir e destruir. Basta observar como Herodes esvazia o poder do IBAMA e do ICMBIO de cuidar da biodiversidade da região. Tudo para atender as ambições dos saduceus empresários, daí o apoio total ao agronegócio, aos mineradores e a construção de hidroelétricas.

A paixão de Cristo atualizada tem hoje um presidente Herodes submisso ao império financeiro; tem hoje um Pilatos Supremo Tribunal Federal lavando as mãos e entregando os pobres da Amazônia à sanha do império.  Tem um Congresso nacional, incarnando hoje os doutores da lei e o sinédrio, cuidando de si e entregando 14 milhões de cristos desempregados ao deus dará. Basta observar como já aprovou a destruição das leis trabalhistas e agora se apressam a destruir a lei da previdência social.

Este é o quadro da Paixão de Cristo atualizada em nossa casa comum, Amazônia e no país inteiro. Resta nos perguntar – e a ressurreição, quando virá? Os caminhoneiros  estão dando sinal de ressurreição para sua categoria; os povos indígenas estão preparando sinal de ressurreição com um grande encontro de pressão por seus direitos no fim deste mês em Brasília. E nós outros, 25 milhões de moradores da Casa Comum, Amazônia, como estamos preparando a ressurreição? Até quando ficaremos humilhados carregando cruz, coroados de espinhos?  Será que estamos escutando Jesus a nos dizer – não chorem por mim, mas por vocês e seus filhos… porque se fazem isto com um galho verde imaginem o que ainda farão por vocês galhos secos… Vamos seguir os exemplos dos caminhoneiros e dos povos indígenas?  Só assim teremos ressurreição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.