Por que procuram entre os mortos aquele que está vivo?

Postado em

Análise da semana  Nossa Voz é Nossa Vida  – 20.04.2019

Os cristãos hoje celebram a vitória de Jesus sobre a elite político religiosa do tempo, Herodes, Pilatos, Sumos sacerdotes e doutores da lei. Jesus venceu a morte e ressuscitou. E como afirma o apóstolo Paulo “Como ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos e venceremos a morte”. E afirmo eu, se Jesus venceu Herodes e Pilatos, nós também somos capazes de vencer os Herodes e doutores das leis opressoras de hoje.

Então, fazemos memória de uma pessoa e de um acontecimento muito significativo e esperançoso. Nossa vida tem garantia de que não termina no cemitério. Mas, Jesus já fez sua parte e nos mostrou o caminho. Portanto, a ressurreição precisa acontecer hoje também. E Já está acontecendo em várias comunidades, lá onde pessoas de fé estão lutando pelo direito e com justiça.

Por exemplo, no Lago Grande do Curuai, nestes últimos dias um grupo de lutadores sociais, chamado de grupo Mãe Terra, tem juntado companheiras/os para defender o território cobiçado pelo monstro Mineradora Alcoa. Esta quer a todo custo, inclusive iludindo os ingênuos, invadir o território da Gleba Lago Grande para expulsar os moradores e extrair bauxita. O Grupo Mãe Terra, com outros lutadores se reúne, se organizam e juntos defendem seu direito com justiça. Eles e elas atualizam a ressurreição de Jesus.

Mas não é só lá que a ressurreição de Jesus é atualizada. Em outras comunidades, sinais de vida estão acontecendo. Ainda na semana que passou, uma jovem sofria de depressão, e tentara até o suicídio. Mas outra jovem sua amiga, preocupada procurou ajuda de  conselheiro e a jovem depressiva escutou a voz da consciência e ressuscitou. Bastou sua amiga assumir o verdadeiro amor, que é cuidar da outra.

Muitos políticos e governantes lavam as mãos diante dos problemas do povo, até criam regras para aumentar o desemprego de milhões de trabalhadores, destruir as terras indígenas. Nos próximos dias, vários povos indígenas vão construir ressurreição, viajando até a capital federal para pressionar o governo por seus direitos com justiça. Eles e elas atualizam a ressurreição de Jesus, conforme nos ensina a Campanha da Fraternidade lutar por fraternidade e políticas públicas. Se o governo como Herodes lava as mãos para os direitos dos pobres, colocam exército e política contra os lutadores, estes enfrentam, em defesa de suas terras. Ali acontece a ressurreição de Jesus hoje.

Levemos a sério o que disse o anjo naquela madrugada às amigas de Jesus na porta do cemitério – “senhoras, por que vocês procuram entre os mortos, quando ele já está vivo? Vão dizer aos amigos que ele os visitará em breve”. Hoje a gente se pergunta – para você e sua comunidade, ele está vivo, ou ainda morto? Mostre os sinais. Pro isso, lhe desejo uma Feliz Passagem da morte para a vida, feliz Páscoa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.