Até quando ficaremos indiferentes ao que destroem na Amazônia?

Postado em

 

Edilberto Sena <edilrural@gmail.com>
sex, 7 de jun 15:08 (há 2 dias)
para eu

Análise da semana  Nossa Voz é Nossa Vida  – 09.06.2019

O que será de nossa Amazônia. Das florestas, rios, lagos e também o que será dos 27 milhões de seres humanos que hoje habitam esta preciosa região? A devastação continua desregradamente. os dados mais recentes, dos primeiros 15 dias de maio, são os piores no mês em uma década – 19 hectares/h, em média, o dobro do registrado no mesmo período de 2018.

Foram perdidos oficialmente em uma quinzena 6.880 hectares de floresta preservada na Região Amazônica, o mesmo que quase 7 mil campos de futebol. Isto afirmam os pesquisadores do Instituto Nacional de pesquisas espaciais, IMPA. As desgraças estão acontecendo bem ao nosso redor: o lixão do Perema que recebe em torno de 130 toneladas de lixo da cidade por dia, acaba de ampliar a poluição ambiental, teve a barragem de chorume rompida há poucos dias levando a sujeira para o igarapé lá embaixo e de lá foi runo ao lago do Maicá;  Também no planalto santareno que inclui Belterra e Mujuí dos Campos 70 mil hectares de terras, antigas florestas hoje estão semadas de soja e milho contaminados por dezenas dos 197 venenos agrícolas hoje liberados pelo governo Bolsonaro.

Uma das graves consequências dessas agressões estão estampadas no hospital regional do câncer em Santarém. A estatística atual aponta  um mil 776 pacientes estão em tratamento ali. No ano passado foram atendidos  com sintomas de câncer ali 18 mil 575, dos quais 611 tiveram cirurgia.

Com tal ilustração veio o governo Bolsonaro e decidiu acabar com a proteção ambiental no país. Vale a pena escutar agora parte do depoimento do senador do Amapá Randolf Rodrigues, na semana passada no dia do meio ambiente. Como só tinha o áudio, foi transmitido junto na Rádio Rural mas não tenho aqui. Desculpem os leitores. Quem puder buscar no you tube vale a pena escutar. Só coloquei na análise uma parte por questão de tempo de rádio.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.