Black friday, Papai Noel, jurupari

Postado em

Editorial RNA 02.12.2019

Entramos no mês do aniversário de Jesus de Nazaré. Isso para os cristãos do mundo todo. Ao mesmo tempo o capitalismo inventou um grande concorrente ao aniversariante do dia 25, o papai Noel. Com cara de velhinho bondoso, distribuindo presentes para crianças inocentes. Na realidade o velhinho de vermelho é um lobo disfarçado de vovozinha para comer os que se deixam seduzir pela publicidade comercial. Mais recente inventaram outro mito publicitário para iludir pessoas desatentas.

Esse tal de black Friday foi inventado lá na capital do capitalismo consumista, Nova York. Foi uma jogada muito esperta do consumismo capitalista para atrair compradores de produtos, durante dias de celebrações sociais como o Natal por exemplo. Impressiona num país como o Brasil com 13,5 milhões de desempregados. Além desses há outros milhões de trabalhadores com salário mínimo para sobreviver com a família. Certamente muitos desses devem ter corrido às lojas pra comprar pelo black Friday com propaganda de preços baixos de 40 e 70%.

Então tem iludidos consumidores que compram geladeira, ferro de engomar, telefone celular, cosméticos, camisolas e calças gins. A técnica publicitária induz os consumidores a comprar coisas não necessárias, mas que o comércio diz que são mais baratas, porque é a tal black Friday. Torna-se uma virose e o povo corre que nem gado a se submeter aos caprichos do capitalismo. Mas como escapar da sedução? Se a propaganda é agressiva, dando a impressão de que quem não compra nesse dia é otário, ou pobre demais. É preciso muita disciplina para não se cair nesse canto do jurupari..

Afinal, quem ganha com o black Friday? Certamente que as fábricas e o comércio, esses sim, terminam o dia sorrindo para as paredes. Logo mais chega véspera de natal e entra outro concorrente ao aniversariante Jesus de Nazaré, o papai Noel. Este sim, é outro aniversariante do dia 25 , excelente para o comércio e triste para os que gastam dinheiro com mais um fake mito.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.