potássio no Amazonas desgraça mais para povo Mura e ambiente

Postado em

Notícia comentada para RED PAM 10.04.2024

Como salvar a Amazônia e o ambiente, negociando com o capital? Tarefa impossível hoje se sempre. O capital só tem um objetivo, lucrar, lucrar e crescer. Para isso, agride quem se opuser. Na segunda feira passada, o governador do Estado do Amazonas concedeu licença a uma empresa canadense instalar seus equipamentos para explorar potássio, a pouco mais de 100 quilômetros da cidade de Manaus, no município de Autazes. Fez um anúncio muito alegre de que o empreendimento vai gerar 17 mil empregos e facilitar a vida dos indígenas que vivem naquela região.

A exploração de potássio na Amazônia, valorizado para produção de fertilizantes agrícolas, é um projeto iniciado 17 anos atrás na região de Autazes. Porém, sempre enfrentou dificuldades por estar em área próxima dos povos indígenas. De um lado, os órgãos fiscalizadores estaduais facilitavam a exploração mineral, na expectativa de compensações financeiras; de outro lado, o Ministério Público Federal e Ministério dos Povos Indígenas, resistiam por saberem dos prejuízos ambientais e aos direitos dos povos indígenas.

Finalmente nesta semana, o governo estadual concedeu a licença de exploração, mesmo sabendo das consequências negativas para os povos indígenas e o meio ambiente. Afinal, todo tipo de mineração é prejudicial ao ambiente e aos serem humanos.

Além de mais esse desastre socioambiental na Amazônia, o governo federal, através da parcialmente estatal Petrobrás, insiste em explorar petróleo em alto mar, próximo ao Estado do Amapá, na foz do rio Amazonas.

Com tais empreendimentos em nome do crescimento econômico do país, como será o discurso do governo federal e governos estaduais da Amazônia ao acolherem no próximo ano a Conferência do Clima em Belém do Pará, plena Amazônia? Essa é mais uma contradição característica dos governos progressistas da grande Amazônia. Assim na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia como no Brasil de Lula da Silva. Países periféricos são assim.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.